Moderno x obsoleto: Veja qual é a estética das repartições públicas
Funcionalismo público lida diariamente com cenas pitorescas nas salas de repartições.
Da Redação
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
Atualizado em 26 de janeiro de 2024 15:04
Folhas de papel A4 com avisos que miram o bom funcionamento do setor público ("máquina cansada", "descarga não dá choque, pode usar sem medo"), algumas mensagens motivacionais feitas de papel cartão coladas em portas, e fotos e mais fotos de garrafas térmicas de café.
Um conteúdo que é muito familiar aos olhos de quem lida diariamente com a "burocracia": servidores, advogados e cidadãos comuns. Afinal, quem nunca teve que se apresentar em um setor público para resolver um "pepino" e lidar com o conflito entre o moderno e o analógico em repartições?
Em 2018, um grupo de servidores e ex-servidores teve a ideia de trazer a estética dos departamentos públicos para as redes sociais, criando uma página no Instagram dedicada a compartilhar a "criatividade burocrática".
A equipe de quatro administradores recebe, diariamente, diversas fotos com as mais inacreditáveis mensagens exibidas nas repartições de norte a sul do país.
Publique-se!
Segundo uma das administradoras, a ideia do perfil surgiu quando uma integrante do grupo começou a compartilhar fotos de cenários do funcionalismo em seu perfil pessoal usando a hashtag "#estéticadaburocracia".
Eles acharam a ideia divertida e criaram a página para explorar "de forma criativa a rotina e os ambientes das repartições públicas".
"A 'Estética da Burocracia' tem como propósito principal proporcionar uma visão humorística e intrigante do mundo da burocracia. Queremos mostrar o cotidiano das repartições públicas de uma maneira que faça as pessoas rirem e, ao mesmo tempo, reflitam sobre a complexidade e as peculiaridades do ambiente burocrático."
Repartições na era da IA
Muito do que é recebido pela equipe do Instagram mostra o contraste entre o antigo e o novo. Segundo a administradora, às vezes surgem imagens que envolvem tecnologias já inauguradas nas repartições; outras vezes, fotos dos velhos carimbos e arquivos físicos.
Para os responsáveis pela página, que já foram, ou são funcionários públicos, existem repartições mais avançadas com relação à modernização, mas outras ainda não alcançaram esse patamar que envolve inovações de inteligência artificial.
"Um coisa não exclui a outra, dependerá muito da repartição da qual se fala. Depende muito do estado de digitalização e migração para os meios digitais."
Uma imagem representativa é a de uma máquina de escrever servindo como aliada do servidor público em pleno século XXI. Em contraste, outra foto mostra uma impressora e uma CPU já "inutilizadas", servindo como vasos.
O mesmo aconteceu com uma máquina de senhas desativada que exibe a frase "dirija-se ao balcão" escrita em uma folha de papel A4; e com um "aplicativo" que estava "temporariamente disponível, para melhor atendê-lo".
Para os criadores do perfil, o mix do analógico com o digital dão o tom da estética da burocracia.
Depois do expediente...
O crescimento orgânico da página rompeu a virtualidade. A equipe já realizou quatro edições de "festas burocráticas", que ocorrem sempre no dia 28 de outubro, dia do funcionário público.
Na comemoração, como "forma de homenagear e reconhecer o trabalho dos servidores", a decoração segue à risca a temática do funcionalismo público: cafezinho, crachás, carimbos, etiquetas de patrimônio e outros detalhes de "atmosfera burocrática".
A administradora da página disse ao Migalhas que a experiência tem sido incrível e que adorariam levar a festa para outros lugares do Brasil.
"As edições passadas foram um sucesso, e acreditamos que a festa proporciona uma experiência única, unindo o humor da 'Estética da Burocracia' com a celebração do serviço público. Além disso, a festa é uma oportunidade de festejarmos para além do mundo virtual, proporcionando experiências tangíveis que celebram a singularidade do universo burocrático de uma maneira divertida e descontraída."