MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julgará ação contra lei do PR que veda linguagem neutra em escolas
Gênero

STF julgará ação contra lei do PR que veda linguagem neutra em escolas

Entidades argumentam que proibição do uso de linguagem neutra e da flexão de gênero é medida arbitrária, irrazoável e não isonômica.

Da Redação

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Atualizado às 18:15

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Abrafh - Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas pedem, no STF, a suspensão da lei 21.362/23, do Paraná, que proíbe o uso de linguagem neutra/inclusiva e flexão de gênero em documentos da Administração Pública, escolas e bancas examinadoras de concursos públicos. 

 (Imagem: Freepik)

Entidades questionam, no STF, lei do PR que proíbe uso de linguagem neutra e flexão de gênero em escolas e órgãos públicos.(Imagem: Freepik)

Na ADIn ajuizada, de relatoria do ministro Luiz Fux, as entidades argumentam que a proibição do uso da linguagem neutra e da flexão de gênero é arbitrária e que a medida viola os princípios da razoabilidade e da isonomia.

Acrescentam que compete exclusivamente à União editar leis referentes às diretrizes e bases da educação e que, além disso, CF impede atos de censura prévia e que afrontem a liberdade de expressão, de aprendizado e de ensino.

Por fim, argumentam que é inadequada, desnecessária e desproporcional a medida. Segundo as entidades, não cabe o argumento da lei de prevalência da gramática, da norma culta, sobre a linguagem coloquial, pois a língua é dinâmica e evolui independentemente de consensos normativos.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas