MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "IncentivAuto": TJ/SP mantém programa de incentivo ao setor automotivo
Programa de incentivo

"IncentivAuto": TJ/SP mantém programa de incentivo ao setor automotivo

No programa governamental em análise, as empresas "beneficiadas" deverão cumprir uma série de obrigações, dentre elas, a obtenção de licença ambiental, a qual terá por base o padrão legal de emissão de poluentes previsto no "Proconve".

Da Redação

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Atualizado às 12:25

A 2ª câmara reservada ao Meio Ambiente do TJ/SP confirmou sentença que validou o "Programa IncentivAuto", destinado a incentivar o setor automotivo no Estado de São Paulo. O colegiado ressaltou que o programa estabelece contrapartidas para as vantagens concedidas, visando impulsionar a produção de veículos no estado.

Trata-se de ação popular contra o Estado de São Paulo e o então governador e secretário de Estado, João Doria, pela criação do "Programa IncentivAuto". As autoras argumentaram desvio de finalidade, alegando que o programa não atenderia ao interesse público de proteção ao sistema climático. Assim pedem a suspensão do programa e medidas para redução de emissão de poluentes.

Em primeiro grau, o juízo julgou improcedentes os pedidos, e as autoras recorreram da decisão.

 (Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress)

"IncentivAuto": TJ/SP mantém programa de incentivo ao setor automotivo(Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress)

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, destacou que no programa governamental em análise, as empresas "beneficiadas" deverão cumprir uma série de obrigações, dentre elas, "a obtenção de licença ambiental, a qual terá por base o padrão legal de emissão de poluentes previsto no 'Proconve' (programa de controle de emissões veiculares cujo objetivo primordial é a redução de emissão de poluentes por veículos automotores)".

Assim, em seu entendimento, ao contrário do que sustentam as recorrentes, programa oferece contrapartidas para impulsionar a produção de veículos no estado.

Em seguida, pontuou que a jurisprudência do Tribunal já estabeleceu que a ação popular não é o remédio jurídico adequado para impor obrigações ao Poder Público. Dessa forma, a matéria em questão poderia ser debatida em uma ação civil pública, mas não em uma ação popular.

"Por fim, tendo em vista que o deslinde da controvérsia não passa necessariamente pela análise da constitucionalidade da lei 17.185/19 (que pode ser debatida, se o caso, em ADIN), indefiro a remessa dos autos ao C. Órgão Especial para instauração de incidente de inconstitucionalidade", concluiu.

Portanto, negou provimento ao recurso para manter a sentença impugnada.

A defesa do ex-governador João Doria foi conduzida pelo advogado Marcio Pestana e pela advogada Maria Clara Villasbôas Arruda, do escritório Pestana e Villasbôas Arruda Advogados.

Leia o acórdão.

Pestana e Villasbôas Arruda Advogados

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA