Para Cíntia Chagas, advogados precisam de formalidade e boa gramática
Segundo a especialista em comunicação, a classe também necessita de riqueza vocabular, pois assim são levados mais a sério.
Da Redação
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
Atualizado às 14:14
Durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a especialista em comunicação Cíntia Chagas concedeu entrevista à TV Migalhas e comentou acerca da importância da fala e da linguagem para os advogados.
"Todos nós somos julgados, não somente em relação a aquilo que vestimos, a forma como nós nos portamos, mas também, sobretudo, por aquilo que nós falamos."
Cíntia afirma que o advogado tem como principal arma a argumentação, sendo necessário o domínio de técnicas de persuasão. Para a especialista, o profissional necessita também de uma riqueza vocabular e uso de boa gramática, pois assim "é levado mais a sério".
"Somos todos julgados a partir do nosso português e da nossa oratória. Os advogados mais ainda."
A especialista em comunicação ainda afirma que os advogados não podem abrir mão de "certa liturgia", pois precisam encontrar o equilíbrio entre o "se fazer entender" e a formalidade.
Assista:
O evento
Belo Horizonte é palco, novamente, após 33 anos, do maior evento jurídico do mundo - a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", o evento, que acontece a cada três anos, terá programação variada, composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.