Perspectiva econômica para 2024 é positiva, afirma Mansueto Almeida
Para especialista, Brasil deve escrever 4% no próximo ano.
Da Redação
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
Atualizado às 14:29
O economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, participou da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o maior evento jurídico do mundo, onde discutiu as perspectivas para o setor econômico do Brasil em 2024 com a equipe da TV Migalhas.
De acordo com o especialista, as projeções são otimistas para ao próximo ano, devido a decrescente constante da inflação.
"Neste ano, a expectativa era de uma inflação superior a 6%, e estamos caminhando com a inflação próxima a 4%. A mesma perspectiva [de 4%] é mantida para o próximo ano."
Mansueto Almeida destaca que, em decorrência dessa melhora na inflação, o Banco Central iniciou a redução da taxa de juros, o que, por sua vez, impacta positivamente o mercado de trabalho e, consequentemente, a economia.
"Atualmente, o Brasil apresenta a menor taxa de desemprego desde 2014. Portanto, dependendo da continuidade da queda da taxa de juros e dos sinais de ajuste fiscal, podemos vislumbrar um ano em que cada trimestre será melhor que o anterior."
Confira a entrevista:
O evento
Belo Horizonte é palco, novamente, após 33 anos, do maior evento jurídico do mundo - a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", o evento, que acontece a cada três anos, terá programação variada, composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.