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Preconceito

Banco indenizará cliente por demora para atualizar conta com nome social

Colegiado entendeu que demora configurou violação ao direito de personalidade da autora.

Da Redação

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Atualizado em 29 de novembro de 2023 11:52

A 15ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou banco a indenizar, por danos morais, cliente transgênero que demorou cerca de um ano para ter seu nome social incluído no cadastro da instituição, mesmo após apresentação dos documentos retificados.

 (Imagem: Freepik)

Cliente que tentou por um ano trocar o nome social em conta de banco será indenizada.(Imagem: Freepik)

Em seu voto, o relator do recurso, Jairo Brazil, apontou que a demora na atualização dos dados cadastrais configurou violação ao direito de personalidade da autora.

"Extrai-se que a apelante continuou a ser identificada pelo nome masculino, a configurar violação ao direito da personalidade, ao qual está vinculado o nome, fator de autoidentificação e autodeterminação, que repercute em todo o convívio social do indivíduo."

O magistrado entendeu que o valor de R$ 10 mil é adequado para inibir novas condutas danosas e buscar a compensação sem implicar em enriquecimento indevido.

"O valor prestigia os princípios da equidade, razoabilidade e proporcionalidade. Atende às peculiaridades da situação e harmoniza-se com as provas produzidas."

O processo está em segredo de Justiça.

Informações: TJ/SP.

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