Vera Lucia Angrisani é a nova sócia do Barcellos Tucunduva Advogados
Desembargadora aposentada chega para estruturar área de Saúde da banca.
Da Redação
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Atualizado às 14:04
O escritório full service Barcellos Tucunduva Advogados anuncia a chegada de Vera Lucia Angrisani como sócia, responsável por estruturar a nova área de Saúde.
Vera Lucia atuou como desembargadora no TJ/SP por quase duas décadas e coordenou, nos últimos quatro anos, o Comitê Estadual de Saúde de São Paulo. Durante sua permanência no Comitê, desenvolveu projetos em prol da desjudicialização da saúde e da celeridade dos processos, tanto no âmbito público quando no privado. "Enfrentamos desafios que foram além dos já conhecidos do setor, uma vez que nossa atuação se deu em meio à pandemia de Covid. Agora, pretendo reverter toda essa expertise e networking a serviço da advocacia, a fim de contribuir com o BTLAW na criação da nova área", destaca ela.
O foco de atuação será a saúde tanto privada quanto pública, prestando serviços às demandas de planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, indústria farmacêutica, governos estaduais, prefeituras etc. Segundo levantamento do Painel de Estatísticas Processuais de Direito da Saúde do CNJ, foram identificados cerca de 460 mil novos processos judiciais sobre saúde no Brasil, somente em 2022.
Segundo Vera Lucia, a celeridade da prestação jurisdicional é o primeiro desafio jurídico dentro da área da saúde. "O segundo é a inteligência dessa prestação, ou seja, a interpretação das questões mais controvertidas, que muitas vezes dependem de avaliações técnicas que não estão na alçada dos magistrados", avalia.
Vera Lucia Angrisani é advogada graduada pela USP, professora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Público, Urbanístico e Direito Constitucional Aplicado na Escola Paulista da Magistratura e coordenadora da área de Saúde da mesma instituição. Sua contribuição educacional se estende como professora palestrante na COGEAE - PUC-SP, e como tutora no ensino a distância do curso de Improbidade Administrativa na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).