MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula sanciona com vetos lei de gratificação por acúmulo de função na DPU
Legislação

Lula sanciona com vetos lei de gratificação por acúmulo de função na DPU

Gratificação não cobre plantões, atuação em período de férias coletivas e trabalhos em conjunto.

Da Redação

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Atualizado às 19:03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos, nesta segunda-feira, 20, a lei 14.726/23, que cria uma gratificação por exercício cumulativo na DPU - Defensoria Pública da União. O subsídio será pago aos defensores que atuarem em mais de um ofício da DPU, como em substituição a defensores que estão de férias ou por vacância.

Pela lei, a gratificação será devida se a substituição ocorrer por período superior a três dias úteis, paga proporcionalmente ao número de dias. O valor da gratificação será de 1/3 do subsídio do defensor. O orçamento da DPU financiará os gastos.

A nova lei tem origem em projeto da própria DPU (PL 7836/14), aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado.

 (Imagem: Pillar Pedreira/Agência Senado)

Também têm direito ao benefício servidores que assumem, além do próprio cargo, funções que estão vagas.(Imagem: Pillar Pedreira/Agência Senado)

Vetos presidenciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei com três vetos. Ele vetou os trechos que também permitiam o recebimento da gratificação por total de processos vinculados aos defensores. Entre outros motivos, Lula argumentou que o pagamento não promove ganhos de eficiência na prestação de serviço pela DPU.

Também foi vetado o trecho que permitia o pagamento de diárias de viagem para os defensores que acumulam ofícios. Os vetos serão analisados agora pelo Congresso Nacional, e podem ser mantidos ou derrubados.

Informações: Agência Câmara 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas