Thiago Massad é eleito presidente da Apamagis
O magistrado assume em janeiro de 2024, sendo o 31º presidente da Associação, nos seus 70 anos de existência, e eleito com o maior número de votos da história da Apamagis.
Da Redação
segunda-feira, 13 de novembro de 2023
Atualizado às 18:46
Juiz Thiago Massad foi eleito neste sábado, 11, novo presidente da Apamagis - Associação Paulista de Magistrados para o biênio 2024/25, com recorde de votação. A entidade reúne mais de 3,2 mil integrantes em todo o Estado e completou 70 anos em 2023.
Thiago Massad recebeu 1.678 votos pela chapa "Nossa Associação - Magistratura Forte", única a concorrer ao pleito, fato que ocorre pela terceira vez consecutiva no processo eleitoral da Apamagis. A chapa eleita tem como 1º vice-presidente o desembargador Walter Barone, que foi reeleito para o cargo, e como 2ª vice-presidente a juíza e Laura de Mattos Almeida, diretora do Fórum João Mendes Jr. Neste mesmo pleito, foram eleitos os 12 integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis.
Após o anúncio do resultado, o presidente eleito disse que cada voto recebido é uma manifestação de confiança e esperança. "Confiança pelo trabalho desempenhado até agora e esperança no sentido de que continuaremos lutando pelos ideais que alicerçam a Magistratura", afirmou.
Atual 2º vice-presidente, Thiago Massad assume o cargo de Vanessa Mateus, primeira juíza eleita da Associação e que ficou quatro anos na liderança da entidade.
O processo eleitoral da Apamagis envolveu votação on-line, por correspondência e de forma presencial, finalizada neste sábado.
Chapa eleita
Presidente
Thiago Massad é formado pela Faculdade de Direito da PUC-SP em 1998, ingressou na Magistratura dois anos depois como juiz substituto em Ribeirão Preto. Atuou em Ipauçu, Oswaldo Cruz e na Capital. É titular da 2ª Vara Cível de Mauá e especialista em Direito Penal pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). É assessor da presidência da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Foi um dos criadores e coordenadores do "Magistratura para Todos", curso gratuito de preparação para ingresso na Magistratura, direcionado à população de baixa renda. A iniciativa venceu em 2019 o Prêmio Innovare, categoria Juiz, na 16ª edição.
1º vice-presidente
Desembargador Walter Barone formou-se pela Faculdade de Direito da USP e em Administração Pública pela FGV, sendo mestre em Direito Penal pela USP. No ano de 1989, ingressou na Magistratura, no município de Santo André. Em 2015, foi empossado desembargador. Presidiu a Federação Latino-Americana de Magistrados. Neste ano, elegeu-se 1º vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM) e foi reeleito para a presidência do Grupo Ibero-Americano da entidade.
2ª vice-presidente
Laura de Mattos Almeida é formada em Direito pela PUC-Campinas e especializada em Direito Processual Civil pela PUC-SP, ingressou na Magistratura em 2004. Coordenou os cursos de Formação de Magistrados, da Escola Paulista da Magistratura, e Processo Civil, do "Magistratura para Todos". É juíza titular da 29ª Vara Cível da Capital e diretora do Fórum João Mendes Jr., cargo que ocupou também entre 2016 e 2019. Atualmente, dirige o Departamento Social e de Eventos Extraordinários da Apamagis.
Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal eleito
Antonio Maria Patino Zorz
Carlos Fonseca Monnerat
Cristiano de Castro Jarreta Coelho
Elizabeth Shalders de Oliveira Roxo
Ettore Geraldo Avolio
Luís Augusto Freire Teotônio
Márcia Regina Dalla Dea Barone
Maria Paula Branquinho Pini
Rogério Marrone de Castro Sampaio
Rosângela Maria Telles
Sebastião Luiz Amorim
Wagner Roby Gidaro