Daniela Magalhães elenca habilidades que advocacia 4.0 deve ter
Segundo a secretária da seccional paulista, além das hard skills, é essencial ter habilidades de comunicação, capacidade para interpretar dados, flexibilidade e habilidades interpessoais para lidar com as pessoas.
Da Redação
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
Atualizado às 10:20
A advocacia está passando por uma transformação digital e precisa se conectar a um mundo altamente tecnológico. Foi o que afirmou a secretária-geral da OAB/SP, Daniela Magalhães, em uma entrevista para a TV Migalhas durante a Fenalaw 2023.
Daniela explicou que, na advocacia 1.0, o escritório tinha um cartão, uma placa na parede e uma máquina de escrever. Já na advocacia 4.0, na qual os profissionais enfrentam uma forte concorrência, é necessário adquirir novas habilidades.
Segundo a secretária da seccional paulista, além das hard skills, como falar um idioma, fazer um mestrado e frequentar uma boa faculdade, é essencial ter habilidades de comunicação, capacidade para interpretar dados, flexibilidade e habilidades interpessoais para lidar com as pessoas.
Assista:
Transformações tecnológicas
A TV Migalhas também conversou com Leonardo Sica, vice-presidente da OAB/SP, que destaca que a advocacia está passando por um movimento recente, embora tardio, de adaptação e assimilação da tecnologia.
"Nós somos milhares de advogados e advogadas utilizando o sistema judiciário. A advocacia vem correndo atrás, se capacitando, vencendo preconceitos e assimilando as novas tecnologias."
Confira:
Experiências específicas
Ainda na Fenalaw, entrevistamos Jeane Avelar, diretora comercial e de customer success das soluções jurídicas da Thomson Reuters. Ela destaca que as empresas hoje esperam experiências específicas, com layouts personalizados.
"A minha leitura é que a tecnologia pode criar processos da mesma forma que a disciplina pode criar bons profissionais de vendas dentro dos escritórios de advocacia."
Veja:
O evento
De 25 a 27/10 acontece, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP, a Fenalaw 2023. O evento, que comemora seus 20 anos no mercado, trará oito auditórios, 400 palestrantes e mais de 100 expositores e patrocinadores para apresentar tendências, soluções e inovações do setor jurídico.