MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça de SP decreta falência da livraria Saraiva
Rede de livrarias

Justiça de SP decreta falência da livraria Saraiva

Pedido foi feito pela própria empresa no âmbito do processo de recuperação judicial.

Da Redação

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Atualizado às 12:11

O juiz de Direito Paulo Furtado de Oliveira Filho, da 2ª vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital/SP, decretou, na última sexta-feira, 6, a falência da rede de livrarias Saraiva. O pedido foi feito pela própria empresa dentro do processo de recuperação judicial, ajuizado em 2018 em razão de dívida de R$ 674 milhões.

 (Imagem: Reprodução/Facebook/Saraiva)

Em meio à recuperação judicial, a livraria pretende manter apenas o seu negócio digital.(Imagem: Reprodução/Facebook/Saraiva)

Na decisão, o juiz reconheceu o descumprimento do plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a falida e a apresentação da relação de credores. Também foi mantido o administrador judicial.

"Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada presentação de documentos exigidos pelo art. 105, da lei 11.101/05 e o cumprimento dos demais requisitos legais, nos autos já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, por força do artigo 73, IV, a convolação da recuperação em falência", escreveu o magistrado. 

Leia a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas