MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professora universitária tem direito à remoção por problemas de saúde
Direito à vida

Professora universitária tem direito à remoção por problemas de saúde

Magistrado entendeu possível a remoção, pois universidades Federais compõem o mesmo quadro.

Da Redação

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Atualizado às 09:18

Professora universitária tem direito à remoção para tratar problemas de saúde. Segundo o juiz Federal Eduardo de Melo Gama, da 9ª vara Federal Cível de Goiás, trata-se de direito previsto no estatuto dos servidores públicos Federais.

A docente da UFJ - Universidade Federal de Jataí sofre de doença neuromuscular rara e autoimune. Para realizar tratamento de saúde com amparo familiar, pediu remoção para a UFC - Universidade Federal do Ceará.

O pedido foi negado sob o fundamento de que os quadros funcionais da UFC seriam distintos e autônomos dos quadros da UFJ.

 (Imagem: Freepik)

Professora teve remoção autorizada por decisão judicial. (Imagem: Freepik)

Em decisão, o juiz Federal entendeu que as universidades Federais formam quadro único, sendo possível o deslocamento. Tais instituições de ensino devem ser consideradas como vinculadas a um mesmo órgão, que é o ministério da Educação, sendo a professora pertencente ao quadro de docência Federal. 

Ademais, o magistrado considerou que, conforme art. 36, parágrafo único, III, b, da lei 8.112/90, a remoção por motivo de saúde é um direito previsto aos funcionários públicos Federais e privilegia a proteção do direito à vida, estatuído no art. 196 da CF

"[...] envolve, como consectário lógico, o direito à vida, em sua dupla acepção, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo, e a segunda de se ter uma vida digna quanto à subsistência, ou seja, a um nível de vida adequado com a condição humana, o que inclui, por óbvio, o direito à saúde".

Assim, avaliando as provas médicas juntadas aos autos, concluiu que a remoção da docente para a UFC é medida necessária, concedendo prazo de 30 dias para sua efetivação.

O advogado Sérgio Merola, da banca Sérgio Merola Advogados, patrocinou a causa da professora. 

Veja a sentença

Sérgio Merola Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP