"Oportunidade de atuar na realidade": Rosa Weber despede-se no CNJ
Ministra deixa o cargo em razão da aposentadoria compulsória.
Da Redação
terça-feira, 26 de setembro de 2023
Atualizado em 27 de setembro de 2023 09:30
Em sessão do CNJ na tarde desta terça-feira, 26, ministra Rosa Weber, despediu-se, com muito emoção, das funções desempenhadas enquanto presidente do STF e do CNJ.
A ministra ressaltou a importância da defesa da supremacia constitucional, da intangibilidade da ordem democrática e das garantias aos cidadãos. S. Exa. reafirmou princípios que nortearam seu agir como magistrada e agradeceu imensamente a dedicação e o trabalho de todos os membros do judiciário.
"Agradeço e parabenizo, do fundo da minha alma, com reconhecimento expresso à magistratura nacional que eu integro há quase cinco décadas com o maior orgulho, e confessando saudades antecipadas."
Rosa também agradeceu a oportunidade ímpar de, a partir do trabalho desenvolvido do CNJ, "mais e melhor conhecer o Brasil plural, de tantas desigualdades e mazelas, mas que, ao mesmo tempo, tem tantas belezas naturais e riquezas de toda ordem, tudo a me encher a alma de orgulho", completou a ministra.
"E o que é melhor, eu tive a oportunidade, por meio das políticas públicas empreendidas pelo Conselho, na sua área de competência, de atuar na realidade, sobre a realidade como ela é. Em especial, a realidade das minorias, dos vulneráveis, dos que a mais das vezes não tem vez, nem voz."
S. Exa. lembrou das inúmeras visitas realizadas enquanto presidente do CNJ e das cenas de um Brasil que deve ser conhecido para ser transformado.
Confira:
"Ab imo corde, do fundo do meu coração, muitíssimo obrigada a todos", finalizou a ministra.