MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Médico do "Brasil Conta Comigo" terá bônus em prova de residência
Residência médica

Médico do "Brasil Conta Comigo" terá bônus em prova de residência

Juiz Federal concluiu que legislação dispõe acerca de bonificação e que médico possui os requisitos necessários para obter benefício.

Da Redação

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Atualizado às 15:05

Médico que atuou no programa Brasil Conta Comigo consegue pontuação adicional de 10% nas provas de residência médica. Decisão é do juiz Federal substituto Bruno Anderson Santos da Silva, da 3ª vara Federal de SJ/DF, ao considerar portaria que permite bonificação aos participantes do programa. 

O profissional alegou que atuou no programa do governo Federal "Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", instituído para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Alegou que, apesar das novas possibilidades de enquadramento ao art. 22, §2º, da lei 12.871/13, as quais possibilitam bonificação nos processos seletivos de residência médica, o benefício apenas é concedido a participantes do Provab ou especialistas em medicina de família credenciados.

 (Imagem: Freepik)

Médico atuante no Programa Brasil conta comigo obtém pontuação adicional de 10% nas provas de residência médica.(Imagem: Freepik)

Dessa forma, após entrar em contato com o setor responsável e não ter retorno, o médico ajuizou ação visando receber a bonificação adicional de 10% nas provas de residência médico por ter participado do programa Brasil Conta Comigo.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou a portaria 492 do Ministério da Saúde que instituiu o programa Brasil Conta Comigo. No documento, consta que a participação no programa beneficia os médicos na seleção para residência.

"A bonificação pleiteada nos autos possui previsão expressa na dita Portaria que instituiu o Programa, tanto aos alunos do 5º e 6º ano de medicina (participantes nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva) quanto aos profissionais de saúde supervisores, consoante a disposição dos artigos 10 e 16."

Dessa forma, considerando o certificado de participação do programa e os requisitos em que o médico preencheu para obter acesso à bonificação no processo de seleção pública dos programas de residência médica, o juiz concedeu a liminar, "restando ilegal o ato das autoridades impetradas que não contempla o direito assegurado à parte impetrante".

O escritório Hyago Viana Advocacia Médica atua pelo médico.

Veja a decisão.

Hyago Viana Advocacia Médica

Patrocínio

Patrocínio Migalhas