MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso desmente advogado sobre fala "eleição não se ganha, se toma"
Supremo | Sessão

Barroso desmente advogado sobre fala "eleição não se ganha, se toma"

S. Exa. justificou contexto em que fala foi proferida.

Da Redação

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Atualizado em 15 de setembro de 2023 10:51

Durante julgamento das ações penais contra acusados dos atos de 8/1, Hery Waldir Kattwinkel Junior, advogado do réu Thiago de Assis Mathar, mencionou que ministro Luís Roberto Barroso teria dito que "eleição não se ganha, eleição se toma".

Após o causídico encerrar a defesa, S. Exa.aproveitou a oportunidade para se justificar a respeito da suposta fala.

Ministro Barroso afirmou que notícias falsas dominaram o país e que ele jamais proferiu a frase no contexto em que foi posta.

Veja o momento:

Contexto

À época do acontecimento, o TSE emitiu nota esclarecendo o teor da declaração do ministro.

Em junho de 2021, Barroso recebeu um grupo de parlamentares, dentre eles, Roraima Mecias de Jesus Filho. Na ocasião, o senador narrou que ganhara duas vezes a eleição em seu Estado, mas que "as eleições lhe foram tomadas".

O parlamentar ainda disse que, com a implantação do voto eletrônico, as eleições não puderam mais ser fraudadas e ele, finalmente, obteve a vaga. 

No dia seguinte, o ministro foi à Câmara dos Deputados e ao conversar com outros parlamentares, narrou a história que ouviu do senador e repetiu a passagem "eleição em Roraima não se ganha, se toma". A fala, entretanto, quando divulgada na mídia, teve o termo "Roraima" suprimido e foi retirada de contexto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas