Ingo Sarlet participa de colóquio ambiental no STF
"Colóquio Internacional sobre Justiça Climática e Democracia" foi presidido pela ministra Rosa Weber e ocorreu entre os dias 11 e 12/9.
Da Redação
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
Atualizado às 21:58
Nesta semana, o advogado constitucionalista Ingo Sarlet (Ingo Wolfgang Sarlet Consultoria Jurídica) participou do "Colóquio Internacional sobre Justiça Climática e Democracia", presidido pela ministra Rosa Weber, no STF.
O evento, que ocorreu dia 11 e 12/9, ofereceu um espaço de debate sobre formas da Justiça Climática se relacionar com temáticas como direitos humanos, democracia, minorias e responsabilidade intergeracional.
O professor titular de Direito Constitucional da PUC/RS, esteve presente na penúltima mesa, que tratou do tema Justiça Climática e Democracia e foi presidida pela ministra aposentada do STF, Ellen Gracie.
Ingo Wolfgang Sarlet, primeiro painelista, afirmou que desastres ambientais como os dos últimos dias aumentam de forma considerável o número de refugiados ambientais, o que acarreta desestabilização geopolítica e até mesmo risco de guerras por recursos naturais como água.
Apesar do cenário desafiador, Sarlet destacou avanços importantes do Judiciário nas matérias ambientais. Segundo ele, a conjugação de esforços empreendida atualmente nessa área permite uma visão mais otimista, mas é preciso estar alerta e vigilante para evitar retrocessos na legislação ambiental.
No encerramento, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, afirmou que a urgência climática superou a especulação retórica e o prognóstico de um futuro incerto, pois está sendo comprovada empiricamente a cada ano.