MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da 2ª edição da obra "Direito Penal do Inimigo"
Promoção

Resultado do sorteio da 2ª edição da obra "Direito Penal do Inimigo"

Fazendo ajustes de natureza estrutural, acrescentando novos capítulos, entre outros, o livro trata da Governança Pública e da Gestão Responsável do Estado.

Da Redação

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Atualizado às 10:25

A 2ª edição da obra "Direito Penal do Inimigo - Inconstitucionalidade dos Crimes de Mera Conduta" (Juruá Editora - 306p.), de autoria de Hélio Silva de Vasconcelos Mendes Veiga, apresenta temas relevantes e fundamentais em todas as áreas do Direito, não se restringindo ao Direito Penal, ilustrando-a com gráficos, esquemas e fotos e com uma linguagem clara. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

O autor apresenta questões relevantes sobre o tema.(Imagem: Arte Migalhas)

Depois de lançar, com notável sucesso, a 1ª edição de sua obra Direito Penal do Inimigo, o autor Hélio Silva de Vasconcelos Mendes Veiga apresenta a 2ª edição revista, ampliada e atualizada. Fazendo ajustes de natureza estrutural, acrescentando novos capítulos, entre outros, trata da Governança Pública e da Gestão Responsável do Estado, tema que, na qualidade de Procurador Municipal, domina com conhecimento teórico e pragmático, em que cuida do Direito Comparado no tormentoso tema do uso medicinal da cannabis em países da América do Sul e da Europa. 

Consoante as palavras do autor do prefácio à 1ª edição, o Professor Clóvis de Barros filho: "O Direito penal do inimigo é uma proposta de vida vivida e refletida. Para uma convivência mais justa. Na tangência de um Estado que se vê detentor de alguma violência legítima e prerrogativas individuais não menos legítimas. (.) Seu autor é um jurista. Um homem das leis. Com os dois pés fincados no contemporâneo. Mas com a mente curiosa de quem não para de olhar para todos os lados. Sempre em busca de entender melhor o seu tempo e seus espaços".

Nesta segunda edição, a obra recebeu o prefácio de Alexandre Padilha, que destacou: "(...) Por aqui, ainda seguimos enxugando gelo. Participei ativamente da aprovação do uso medicinal da cannabis e sou autor de projeto de lei que traz uma reformulação na lei de drogas, mas tudo ainda é muito pouco e devagar demais diante da urgência da tragédia que atinge nossa população carcerária e o cotidiano de milhares de lares nos bairros mais pobres das grandes cidades. Por isso, obras como a do ilustre procurador são bem-vindas, pois questionam o poder punitivo e as construções positivistas ainda e infelizmente presentes no ensino jurídico tradicional. Boa leitura a todos e todas"

Ao ensejo, as inovações introduzidas pelo autor nesta novel edição têm o condão de proporcionar aos profissionais, aos estudantes, aos cultores do Direito, bem como aos candidatos de concursos jurídicos, temas relevantes e fundamentais em todas as áreas do Direito, não se restringindo ao Direito Penal, ilustrando-a com gráficos, esquemas e fotos e com uma linguagem simples, clara, agradável e objetiva, de modo a facilitar sua leitura e interpretação, graças à reconhecida experiência didática e profissional do autor.

Sobre o autor:

Hélio Silva de Vasconcelos Mendes Veiga é Procurador no Município de Mogi Guaçu - Estado de São Paulo. Escritor e Professor de Direito. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007), Mestrando em direitos difusos e coletivos na universida­de metropolitana de Santos (2010). Possui Pós-graduação em di­reito público pela faculdade Damásio de Jesus (2008), em direito penal e legislação penal especial (2010) e em direito internacional pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2012). É Es­pecialista em Educação - EAD pela Universidade Braz Cubas-SP (2016). 

-----

Ganhador:

  • Marcos Kemmerich Molina, de SP.