Obra que homenageia Antonio Cláudio Mariz de Oliveira é lançada em SP
Editado por Migalhas, livro reúne textos de 57 autores que traçam o perfil profissional e amigo de Mariz.
Da Redação
quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Atualizado às 10:40
Foi realizado ontem, em SP, o prestigiado lançamento da obra "A Defesa: Homenagem ao advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira", que homenageia o advogado dos advogados, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira.
Editado por Migalhas e coordenado por Celso Vilardi e José Luis Oliveira Lima, o livro reúne textos de 57 notáveis, que retratam o Mariz profissional e amigo. O animado evento contou com a presença da família, de colegas de escola, da turma da rua Estela, do São Paulo Futebol Clube e de representantes da classe jurídica.
"Não imaginava a emoção que estou sentindo", disse o homenageado.
Saudando o homenageado, Rui Celso Reali Fragoso representou os autores e traçou o perfil carismático, generoso, esportivo e combativo de Mariz. Como ele mesmo disse, não há um só momento em que Mariz não esteja pensando na defesa da advocacia e das prerrogativas profissionais. Talvez por isso, o livro seja uma inspiração para as próximas gerações de advogados. "O legado de Mariz pode ser resumido em breves palavras: não basta cuidar do cliente; é necessário cuidar da advocacia e do advogado", pontuam os coordenadores.
"Nos acostumamos a vê-lo trabalhar muito, tentando equilibrar compromissos e convívio familiar. Com o passar dos anos percebemos que sua carga de trabalho era medida não só pela demanda de um homem que, desde a nossa infância, já era bem-sucedido. Essa sobrecarga tinha ainda um outro medidor: sua paixão pelo ofício."
A observação terna foi feita pelos filhos do homenageado em texto integrante desta antologia, e dá conta da intensidade com que o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira exerce a advocacia e luta pelos pilares que a salvaguardam.
Ao Migalhas, o advogado José Luis Oliveira Lima conta como nasceu a ideia.
A coletânea reúne mais de 50 textos assinados por notáveis, boa parte colegas de profissão do homenageado, e em tons diversos, enfoques variados, as remissões ao vigor e à convicção de seus embates por seus clientes, pelo Direito e pela democraria, tornam-se uma constante.
Na ocasião, Mariz também foi condecorado com a Medalha do Mérito Comendador Pereira Queiroz pela Casa de Portugal. A honraria visa homenagear figuras ilustres que tenham desempenhado papel significativo em prol da imagem de Portugal e da Instituição.