Deputado processa todos os magistrados do RJ por estádio interditado
Aliel Machado, parlamentar vascaíno, aponta que fechamento do estádio é manifestação de racismo estrutural.
Da Redação
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Atualizado às 10:29
Deputado Federal Aliel Machado propôs ação popular no STF com pedido de liminar contra "todos os magistrados do Rio de Janeiro" em razão do fechamento provisório do estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama.
O parlamentar é torcedor do Vasco e, em maio deste ano, o estádio do time foi fechado provisoriamente após confusão por ocasião da derrota do Vasco para o Goiás pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, o local está impedido de receber torcedores.
De acordo com reportagem de Ancelmo Gois, na ação, o deputado acusa o fechamento como uma reprodução da "construção e confirmação de racismo estrutural". Isso porque, um parecer do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos relacionou a suposta falta de segurança do São Januário à sua proximidade à barreira do Vasco, comunidade ao lado do estádio.
Para o parlamentar, o fechamento provisório do estádio é uma decisão "colonial, que explora e afasta a classe dos que trabalham, criando polos de criminalidade e pedindo cada vez mais punitivismo e restrição de direitos".
Aliel Machado pede a concessão de liminar para a "proteção aos direitos e ao patrimônio cultural", assim como pela preservação dos direitos do Vasco.
"A crítica principal é que as racionalidades que são criadas não podem ser elastecidas para toda uma comunidade ou torcida, sob pena de prejulgar e condenar toda uma população à perda de direitos, sem qualquer defesa ou contraditório", diz a petição do deputado.
- Processo: PET 11.740