MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ escolhe desembargadores que concorrerão a duas vagas de ministro
Lista quádrupla formada

STJ escolhe desembargadores que concorrerão a duas vagas de ministro

Os nomes definidos são: Carlos Vieira Von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Leme e Teodoro Silva Santos.

Da Redação

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Atualizado às 13:06

Na manhã desta quarta-feira, 23, o Pleno do STJ definiu os nomes dos desembargadores que concorrerão às duas vagas de ministro destinadas a membros dos TJs abertas na Corte. Em votação secreta, os ministros escolheram quatro nomes na lista de 57 magistrados. São eles:

  1. Carlos Vieira Von Adamek
  2. José Afrânio Vilela
  3. Elton Martinez Carvalho Leme
  4. Teodoro Silva Santos

 (Imagem: Reprodução)

Carlos Vieira Von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Leme e Teodoro Silva Santos.(Imagem: Reprodução)

Também nesta manhã, o Pleno definiu os três nomes que concorrerão à vaga reservada para a advocacia. Veja como foi, clique aqui.

As vagas abertas na Corte surgiram das aposentadorias dos ministros Felix Fischer (em agosto de 2022) e Jorge Mussi (em janeiro de 2023) e da morte de Paulo de Tarso Sanseverino (em abril de 2023).

As duas listas serão encaminhadas ao presidente Lula, a quem cabe indicar os dois desembargadores e o membro da advocacia que passarão por sabatina na CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os escolhidos serão nomeados e empossados como ministros.

Escrutínios

Para entrar na lista, os magistrados deveriam atingir 17 votos. No primeiro escrutínio, apenas o desembargador Carlos Vieira Von Adamek conseguiu 19 votos. Os outros mais votados foram: Elton Leme (16 votos), José Afrânio Vilela (15 votos), Honório Gomes do Rego Filho (10 votos), Teodoro Silva Santos (9 votos), Maurício Kertzman Szporer (8 votos) e Erivan Silva Lopes (8 votos).

Partiu-se então para o segundo escrutínio, no qual apenas os desembargadores José Afrânio Vilela (26 votos) e Elton Leme (20 votos) atingiram os votos necessários. Em seguida ficaram Honório Gomes (15 votos), Teodoro Silva (14 votos), Maurício Kertzman Szporer (9 votos) e Erivan Silva Lopes (5 votos).

Fez-se necessária uma terceira votação para o preenchimento da última vaga. Teodoro conseguiu 17 votos, conquistando a vaga, e Honório ficou com 13 votos.

Currículos

Carlos Vieira Von Adamek - TJ/SP

Natural de SP, formou-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo em 1986 e possui habilitação específica em Direito Privado e Direito Processual Civil pela USP - 1986. É pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura (2006/2007) e foi secretário-geral do CNJ.

Assumiu o cargo de juiz substituto em 1989, na 20ª Circunscrição Judiciária, com sede em Itu. Após judicar em São Miguel Arcanjo, Lençóis Paulista, Limeira e capital, foi promovido a desembargador do TJ/SP por ato de 29/11/17.

José Afrânio Vilela - TJ/MG

Nascido na cidade de Ibiá/MG, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1985). É desembargador do TJ/MG desde 18/3/05 pela carreira de juiz do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, com assento na 2ª câmara Cível (Direito Público), além de ser gestor e representante do NUGEP - Núcleo de Gerenciamento de Precedentes. Integra, ainda, a Comissão de Organização e Divisão Judiciárias e a 1ª seção Cível do TJ/MG.

Elton Martinez Carvalho Leme - TJ/RJ

Formou-se em Direito pela Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e exerceu a advocacia até 1988. Depois foi defensor público, até ingressar na magistratura estadual, em 1992. Como juiz de Direito atuou em diversas competências, inclusive a eleitoral, no interior e na capital. Exerceu a função de juiz auxiliar da Corregedoria e da presidência do TJ/RJ, bem como da presidência do STF e do CNJ. Foi promovido a desembargador do TJ/RJ em 2008 e, atualmente, é o presidente da 8ª câmara de Direito Privado do Tribunal.

Na vida acadêmica, é professor da EBAPE - Escola de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da FGV, onde também é coordenador adjunto do CIAPJ - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário. É doutorando em Direito Público na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Teodoro Silva Santos - TJ/CE

Nascido em Juazeiro do Norte/CE, é bacharel em Ciências Jurídicas pela Unifor (1987) e possui especialização em Direito Processual Penal pela UFC e Direito Constitucional pela Unifor. Atua como desembargador do TJ/CE desde 29 de abril de 2011. É presidente da 1ª câmara de Direito Público e membro da seção de Direito Público.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP