Resultado do sorteio da obra "Conciliação Bônus de uma Justiça Célere e Eficaz"
O tema é colocado à vista de quem vivenciou o cotidiano de precário acesso à prestação jurisdicional pelos cidadãos.
Da Redação
segunda-feira, 21 de agosto de 2023
Atualizado às 09:59
A 2ª edição da obra "Conciliação Bônus de uma Justiça Célere e Eficaz - Mediação Por Meio Da Justiça Restaurativa" (Del Rey - 126p.), de autoria de Hélio Mendes Veiga, foi revista, atualizada e ampliada, na qual o autor acrescenta dois temas que não foram abordados na primeira edição, entre eles à advocacia colaborativa e a mediação utilizando a justiça restaurativa.
No livro é renovado a ideia central da primeira edição, refutando a despicienda resolução dos conflitos por meio da via tradicional do Judiciário que é, para muitos, penosa e quase sempre marcada pela triste sensação de injustiça.
Qual o motivo disso? Entre outros, podemos destacar excessiva quantidade de demandas que sobrecarregam nossos juízes, com inúmeras ações das quais muitas delas poderiam ser resolvidas por intermédio da auto composição.
Os métodos consensuais, sobretudo a conciliação, são um dos caminhos profícuos face de um Judiciário enfadonho e capenga, destarte, nessa 2ª edição exponho essenciais opções de participação social e novos caminhos para uma justiça célere e eficaz na resolução dos conflitos.
Trocando lentes, o tema é colocado à vista de quem vivenciou o cotidiano de precário acesso à prestação jurisdicional pelos cidadãos.
Valho-me da experiência de conciliador no JEC (TJ-SP 2010-2018), da prática na advocacia bandeirante e procuradoria do Município de Mogi Guaçu para falar sobre o papel do Advogado na mediação, bem como abordo a justiça restaurativa aplicável aos processos administrativos no âmbito das prefeituras municipais.
Sobre o autor:
Hélio Mendes Veiga
Procurador no Município de Mogi Guaçu - Estado de São Paulo. Escritor e Professor de Direito. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007), Mestrando em direitos difusos e coletivos na universidade metropolitana de Santos (2010). Possui Pós-graduação em direito público pela faculdade Damásio de Jesus (2008), em direito penal e legislação penal especial (2010) e em direito internacional pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2012). É Especialista em Educação - EAD pela Universidade Braz Cubas-SP (2016). Atuou como conciliador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (2011-2018), suas realizações e práticas com uso dos métodos consensuais e alternativos de resolução dos conflitos, foram selecionadas pelo INSTITUTO INNOVARE, concorrendo em 17ª edição do prêmio Innovare - Brasil (2020).
-----
Ganhador:
- Ricardo Donald Pereira, de Maringá/PR.