MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demarest realiza encontro para comemorar 5 anos de D Raízes
Inclusão racial

Demarest realiza encontro para comemorar 5 anos de D Raízes

Objetivo é discutir hoje, 16/8, como construir ambientes representativos e avançar nas pautas raciais no mercado jurídico e demais setores da sociedade.

Da Redação

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Atualizado às 07:26

Para comemorar os cinco anos do grupo "D Raízes", iniciativa que promove a inclusão racial no ambiente de trabalho e no mercado jurídico, Demarest Advogados vai realizar um encontro para debater a importância de diversas narrativas para construir ambientes representativos e inclusivos.

O evento será em formato híbrido e terá a participação do advogado Robson de Oliveira, um dos fundadores do D Raízes e coordenador do Projeto Incluir Direito, de Quezia Araújo, analista de marketing do Demarest e integrante do D Raízes, e da jornalista Semayat Oliveira.

Semayat integra a equipe do podcast "Mano a Mano", do rapper Mano Brown, e também é cofundadora do site jornalístico "Nós, Mulheres da Periferia", que existe desde 2014, com o objetivo de democratizar o debate público e aproximá-lo da realidade brasileira - formada por uma população majoritariamente de mulheres negras.

Em uma roda de conversa com o público, os três convidados vão abordar como as histórias das pessoas negras foram e são construídas no passado, presente e futuro e como a presença de pretos e pardos em espaços de liderança e tomada de decisão pode contribuir para o avanço de direitos e de uma sociedade mais plural, justa e igualitária.  

um momento de muita alegria e celebração, além de marcante na história do D Raízes. Temos a certeza de que será coroado com esse belo evento, repleto de pessoas incríveis e inspiradoras", diz Marcello Pedroso, sócio da área Tributária e sponsor do D Raízes.

Para Robson de Oliveira, o encontro de hoje simboliza, na prática, as ações que o grupo vem desenvolvendo há cinco anos."Compreendo que o evento será uma grande oportunidade de coroar uma das melhores práticas que o D Raízes vem construindo: a de dar voz e respeitar as narrativas negras, fazendo essa população protagonista da história. É assim que podemos evoluir para uma sociedade onde a dignidade humana seja de todas as pessoas".

"Com o D Raízes, temos avançado nas pautas raciais visando atingir uma sociedade mais equânime, impactando assim o ambiente jurídico e todos os demais setores da sociedade civil. Vamos comemorar esses avanços e reforçaremos o nosso compromisso de criar oportunidades justas para todas as pessoas, valorizando suas narrativas, conhecimentos e vivências", diz Bruna Gallo, coordenadora de Responsabilidade Social e Diversidade e Inclusão do escritório.

O encontro acontece hoje, das 17 às 19h, na sede do Demarest em São Paulo.

 

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Ações

Neste ano, diversas iniciativas já foram realizadas para debater como avançar na promoção da equidade racial e garantir um ambiente de trabalho que se traduz em grande diversidade de pessoas e ideias. Entre elas a avaliação dos benefícios oferecidos aos funcionários; treinamentos sobre práticas antirracistas; treinamento para líderes de jovens talentos negros; oficina para jovens talentos negros, além de acompanhamento dos processos de recrutamento e seleção para aprimoramento de práticas antirracistas.

Em maio, um evento de sensibilização debateu o 13 de maio, a data de uma abolição inconclusa. Neste semestre devem ocorrer mais treinamentos sobre antirracismo e um evento para debater e sensibilizar sobre colorismo.   

Saiba mais

O D Raízes é um dos pilares de diversidade e inclusão do Demarest Advogados, criado com o objetivo de promover o debate e ações práticas para a inclusão racial e étnica no escritório e no setor jurídico.

Desde a sua criação em 2018, o grupo já promoveu diversas ações como a criação de vagas afirmativas; adesão à Aliança Jurídica pela Equidade Racial; escuta ativa com talentos negros do escritório para melhoria contínua de práticas e processos, além de fornecer subsídio para o aprimoramento técnico de colaboradores negros e negras. O grupo também participou do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros no mercado de Trabalho do Ministério Público do Trabalho.