MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF
Novo ministro

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF

Advogado entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, em abril.

Da Redação

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Atualizado às 18:26

O advogado Cristiano Zanin tomou posse nesta quinta-feira, 3, no cargo de ministro do STF. O novo ministro entrou na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou ao completar 75 anos. 

Participaram da cerimônia amigos e familiares de Zanin, além de ministros do governo Federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O evento também contou com a presença do presidente Lula.

Durante a solenidade de posse, em discurso, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber elogiou a cultura jurídica, o preparo jurídico e a lhaneza do novo ministro. 

"Como todos sabem, a cerimônia de posse de ministro no Supremo Tribunal Federal não comporta espaço para discursos, mas eu, na condição de presidente do STF, em nome de todo colegiado, quero dar a S. Exa. as boas-vindas, desejando-lhe muita felicidade no exercício da jurisdição constitucional e, também, de todos os mistérios e atribuições cometidas ao ministro desta Casa. Eu estou convicta de que S. Exa., com sua cultura jurídica, seu preparo técnico, sua experiência e sua extrema lhaneza, enriquecerá sobremodo esse colegiado. Seja muito bem-vindo."

Assista à solenidade: 

A cerimônia durou cerca de 15 minutos. A sessão foi aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin foi conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no Tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestou juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse. Após o encerramento da sessão, Zanin recebeu os cumprimentos dos convidados em outro salão do Tribunal.

Perfil

Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba/SP em 15 de novembro de 1975 e graduou-se, em 1999, pela Faculdade de Direito da PUC-SP. É casado com a também advogada Valeska Teixeira Zanin Martins e pai de três filhos.

Indicado pelo presidente Lula, Zanin passou por sabatina e teve seu nome aprovado pela CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e confirmado, por 58 votos a favor e 18 contra, pelo plenário daquela Casa Legislativa, em 21 de junho. A nomeação para o STF foi publicada no DOU do último dia 5 de julho.

Para integrar o STF, Zanin deixou a advocacia, onde atuou por mais de duas décadas em causas de repercussão nacional, como ações da operação Lava Jato. Também advogou em casos de grandes grupos empresariais, como o da falência da Transbrasil e da recuperação judicial da Varig e das Lojas Americanas. Cristiano Zanin é professor de Direito Civil e Direito Processual Civil e atuou no Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas