MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obra traz bastidores da "Carta aos Brasileiros pela Democracia"
Lançamento

Obra traz bastidores da "Carta aos Brasileiros pela Democracia"

O livro é um relato do que não veio a público, da trama oculta nos bastidores da Carta.

Da Redação

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Atualizado às 17:08

No dia 7/8, às 18h, na Livraria Martins Fontes, em SP, acontece o lançamento da obra "Bastidores: A articulação da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" (Hucitec Editora), de autoria de Ricardo de Castro Nascimento.

 (Imagem: Divulgação)

A obra apresenta a trama oculta nos bastidores da Carta.(Imagem: Divulgação)

A obra é um relato do que não veio a público, da trama oculta nos bastidores da Carta. Segundo o autor, só há um jeito de sublimar isso: escrevendo a história como viveu.

"O relato de Ricardo Nascimento é fiel. Ele acompanhou passo a passo e foi protagonista de uma das frentes do 11 de agosto de 2022. A mais simbólica e representativa, sem dúvida, pelo amálgama de referências simbólicas: Pátio das Arcadas lotado, cuidadoso cenário e cerimonial de apresentação da Carta, homenagens aos subscritores do marco que foi a Carta 1977 e tudo no mesmíssimo espaço, presença do Centro Acadêmico XI de Agosto e de sua Presidente, com a força de uma mulher negra, leitura do documento e transmissão ao vivo do evento em rede nacional [.] replicação do evento em mais de 80 faculdades de direito de todo o Brasil, mais de um milhão de subscritores.

O livro 'Bastidores. A articulação da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito', do Juiz Federal e antigo aluno da Faculdade, Ricardo Nascimento, é registro importante, detalhado, fidedigno e apaixonado.

Ricardo participou ativamente dos eventos que descreve. Em linguagem simples, agradável e coloquial, o autor apresenta personagens, situações, reuniões, jantares e conflitos - em uma palavra: bastidores - que acompanhou bem de perto. Foram as articulações que, da sua perspectiva atilada, construíram ato por muitos considerado o mais importante em defesa da democracia sob ataque e cerco daquele ano."

- Do Prefácio, de Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara