MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IGP manifesta apoio à proposta de Toffoli pela extinção do Júri
Tribunal do Júri

IGP manifesta apoio à proposta de Toffoli pela extinção do Júri

Segundo o instituto, o ministro "jogou luz" em uma discussão necessária.

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualizado às 19:01

Na última semana, ministro Dias Toffoli, do STF, fez um apelo ao Congresso Nacional para que seja proposta a extinção do Tribunal do Júri.

"Já é chegada a hora do Congresso Nacional extinguir o Júri. Eu tenho dito isso na turma e no plenário, e aqui tomo a liberdade de dizer às senadoras e deputadas: tomem a frente disso, proponham a extinção do Tribunal do Júri", afirmou S. Exa. antes de iniciar o seu voto no julgamento da ADPF 779/STF.

Acerca da fala, o IGP - Instituto de Garantias Penais declarou apoio à manifestação de Toffoli, afirmando que o ministro colocou em destaque uma discussão necessária. Isto porque, segundo o instituto, o Tribunal do Júri "tem sido acometido por distorções e vieses que, frequentemente, ocasionam decisões injustas, sobretudo com a condenação de pessoas inocentes"

Confira íntegra da nota:

"O Instituto de Garantias Penais - IGP vem a público manifestar o seu apoio à manifestação do Ministro Dias Toffoli, apresentada antes de iniciar o seu voto no julgamento da ADPF 779/STF, pela qual mencionou ser necessário iniciar o debate parlamentar para se propor a extinção do instituto do Júri Popular.

O Ministro Toffoli jogou luz em uma discussão necessária, uma vez que o instituto do Júri tem sido acometido por distorções e vieses que, frequentemente, ocasionam decisões injustas, sobretudo com a condenação de pessoas inocentes. O IGP compartilha do posicionamento do Ministro Dias Toffoli no sentido de que o significado constitucional do Tribunal do Júri deve ser rediscutido.

Na ótica deste instituto, o debate se revela necessário, no mínimo, para que, em se mantendo o instituto do Tribunal do Júri, este possa passar a ser um direito do réu de escolher se quer ser julgado pelo Juiz de direito ou pelo tribunal popular, tendo em vista que, em alguns casos, o julgamento pelo tribunal popular se revela um verdadeiro massacre."

 (Imagem: Nelson Jr/SCO/STF)

Em nota, IGP manifesta apoio à proposta de Toffoli para extinguir Júri.(Imagem: Nelson Jr/SCO/STF)

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...