MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para ministro Salomão, seleção de juízes precisa ser aprimorada
XXVIII Seminário de Verão de Coimbra

Para ministro Salomão, seleção de juízes precisa ser aprimorada

"Não sei se estamos selecionando exclusivamente os vocacionados", disse o corregedor Nacional.

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualizado às 09:54

A questão do recrutamento de magistrados merece grande debate público. É essa a opinião do ministro do STJ e corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.

Para o ministro, o modelo de concurso público confere transparência e meritocracia na escolha dos cargos, tendo sido reconhecida a independência do Poder Judiciário.

Por outro lado, esses concursos precisam de aperfeiçoamento ao longo do tempo.

"Hoje nós percebemos que há uma grande procura pelo concurso da magistratura, e temos que, agora, fazer a pergunta: quem estamos selecionando? (...) Não sei se estamos selecionando exclusivamente os vocacionados. Gostaria de fazer um grande debate e aprimorar esse processo de escolha."

Em entrevista concedida à TV Migalhas durante o XXVIII Seminário de Verão de Coimbra, o ministro afirmou que é preciso repensar o modelo, observando quais padrões estão sendo adotados no Brasil e no mundo.

Assista:

Também ao Migalhas, o ministro explicou apuração de suposta infiltração de organização criminosa em concursos.

Confira:

Em recentes processos seletivos para ingresso nas carreiras jurídicas no TJ e no MP/SP, suspeitas acerca de candidatos estarem relacionados à organização criminosa PCC - Primeiro Comando da Capital geraram investigações por parte das bancas avaliadoras, impedindo o prosseguimento e a aprovação nos certames. O caso, que repercutiu na mídia, originou o encaminhamento de ofício da Corregedoria ao Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário no último dia 1.º/7, solicitando apuração de denúncia pela Polícia Federal.

Segundo noticiado, a organização criminosa, que antes já investiu na formação de advogados, agora estaria focada na preparação de infiltrados para concursos públicos. No documento, o corregedor nacional, ministro Salomão, solicitou as providências necessárias à apuração dos fatos.

O evento

Nos dias 3 e 5 de julho acontece, em Portugal, o XXVIII Seminário de Verão de Coimbra, realizado pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Neste ano, o evento tem como mote "O Direito na encruzilhada - Economia, proteção, clima, saúde e alimentação". O seminário contará com a presença de ministros do STF, do STJ e importantes nomes do Direito.