MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Randolfe lembra que Nelson Mandela nomeou seu advogado ao Supremo
História

Randolfe lembra que Nelson Mandela nomeou seu advogado ao Supremo

Na sabatina, em seu momento de questionamento, senador desagravou advogado Cristiano Zanin por "ataques injustos".

Da Redação

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Atualizado em 22 de junho de 2023 08:05

Durante a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para o STF, realizada nesta quarta-feira, 20, na CCJ do Senado, o senador Randolfe Rodrigues citou um destaque histórico: após um longo período na prisão, o presidente da República nomeou seu advogado para a Suprema Corte Constitucional.

No caso, ele não falava de Luís Inácio Lula da Silva, mas sim de Nelson Mandela. O advogado não era Cristiano Zanin, era Arthur Chaskalson.

"Depois de 31 anos de Nelson Mandela preso, após a instituição da primeira Corte Constitucional Sul-Africana, o presidente Mandela nomeia seu advogado no processo de Rivonia, de 1963."

Em seu momento de fala, Randolfe Rodrigues fez desagravo a Zanin, afirmando que o advogado tem sido injustamente atacado.

Assista:

O fato histórico contado por Randolfe na sessão que sabatina Cristiano Zanin foi abordado pelo Migalhas.

Contamos que, na ocasião, Mandela foi condenado à prisão perpétua - mas essa foi uma grande vitória para Chaskalson, já que a expectativa era de uma condenação ao enforcamento.

Ao atuar na Corte Superior após a indicação de Mandela, Arthur Chaskalson foi muito atuante em causas constitucionais e de Direitos Humanos. Sua primeira decisão como presidente do Tribunal foi pela inconstitucionalidade da pena de morte.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas