Relembre os embates travados entre Sergio Moro e Cristiano Zanin
Cristiano Zanin, indicado ao STF, é sabatinado hoje pela CCJ do Senado.
Da Redação
quarta-feira, 21 de junho de 2023
Atualizado às 14:34
Muito se comenta acerca dos embates travados entre o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula ao STF, e o senador Sergio Moro. Os episódios marcantes ocorreram quando o advogado defendia o atual chefe do Executivo nas ações penais da Operação Lava Jato.
Hoje, 21, Zanin é sabatinado pela CCJ do Senado.
Reveja alguns momentos:
Para quem não se lembra, em 2016, o advogado passou por um agastamento com o então juiz Sergio Moro um dia depois de ter protocolado uma ação contra Deltan Dallagnol pelo caso do PowerPoint (no qual, aliás, foi também vitorioso). Na ocasião, Moro ironizou a defesa e, consequentemente Zanin, dizendo que eles "entravam com queixa-crime e pedidos de indenização contra todo mundo". Empedernido, Zanin ouviu as grosserias de Moro com a paciência de Jó.
Já em 2020, em um desdobramento da Lava Jato no RJ, a casa de Zanin foi alvo de mandado de busca e apreensão emitido pelo juiz Marcelo Bretas, recentemente afastado pelo CNJ. Embora dissessem que se tratava de outra investigação, o alvo parecia ser Zanin, e o escopo uma evidente retaliação à defesa prestada a Lula.
"Esse é o objetivo da Lava Jato. Me tirar ou tirar o meu tempo da defesa do presidente Lula e nos outros casos em que eu atuo. Só que isso não vai acontecer."
No ano seguinte, em 2021, um pedido de habeas corpus - entre tantos e tantos - impetrado por Cristiano Zanin perante o STF resultou na anulação das condenações de Lula na Lava Jato, ocasião em que os ministros reconheceram a suspeição de Sergio Moro e a incompetência da Justiça de Curitiba para julgar o caso.