Conheça a origem das festas juninas, patrimônio cultural do Brasil
Festividade popular celebra santos católicos e foi importada de Portugal.
Da Redação
terça-feira, 13 de junho de 2023
Atualizado às 12:23
Hoje, 13, é celebrado o dia de Santo Antônio, o primeiro santo da tríade de padroeiros do mês de junho. Ele abre as comemorações juninas, que, no Brasil, desde o início do mês, tomam conta dos centros de eventos populares. A festa, hoje considerada patrimônio cultural do Brasil, chegou às terras brasileiras pelos oceanos, importada da Europa.
Origem
Na Europa eram comuns festividades pagãs na passagem da primavera para o verão - solstício de verão - realizadas para afastar os espíritos maus e pragas que pudessem prejudicar as plantações.
Conforme o cristianismo começou a se firmar no continente europeu, as festas foram incorporadas ao calendário católico, acrescentando-se a elas elementos cristãos, como os santos, principalmente para facilitar a aculturação dos povos.
Os portugueses, no século XVI, exportaram a tradição, a qual tem espaço até hoje em terras lusitanas, e é conhecida como Festa dos Santos Populares. Santo Antônio, São João e São Pedro são os santos católicos aos quais são prestadas homenagens durante os festejos. O primeiro celebrado no dia 13 de junho, seguido por São João no dia 24 de junho e São Pedro em 29 de junho.
Brasil
No Brasil, as festas juninas firmaram-se como tradição popular e ocorrem em todas as regiões, principalmente no Nordeste. Inicialmente, a festa era chamada de "Festa Joanina", em homenagem a São João, mas teve o nome alterado com o passar dos anos para fazer referência ao mês de junho. Hoje a maior festa junina do país ocorre em Campina Grande, na Paraíba.
Em razão da forte tradição da festa no Brasil, em abril de 2023 o governo sancionou a lei 14.555 que reconheceu as festas juninas como manifestação da cultura nacional.
Fonte: https://www.df.senac.br/faculdade/origem-da-festa-junina/