MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Igualdade e progresso"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Igualdade e progresso"

O autor, valendo-se de sua experiência como juiz nas competências criminal e de família, leva o leitor a refletir sobre questões atuais e que são fundamentais para a compreensão de nossa sociedade.

Da Redação

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Atualizado às 13:56

A obra "Igualdade e progresso" (Gryphus Editora - 168pg.), de autoria do magistrado e pesquisador Wagner Cinelli de Paula Freitas, aborda temas relacionados à violência de gênero e à necessidade de empoderamento feminino.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Sorteio da obra "Igualdade e Progresso"(Imagem: Arte Migalhas)

O autor, valendo-se de sua experiência como juiz nas competências criminal e de família, leva o leitor a refletir sobre questões atuais e que são fundamentais para a compreensão de nossa sociedade.

A primeira parte da obra é uma coletânea de artigos sobre essas questões. A segunda traz o artigo acadêmico "Violência de gênero é violação de direitos humanos: estudo sobre o crime de importunação sexual", vencedor na 11ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria "Trabalhos dos Magistrados". A terceira e última seção é composta de um bate-papo sobre questões de gênero do autor com a atriz Leticia Sabatella, referências à exposição Presenças Invisíveis e duas poesias assinadas por Gabriela Zimmer, filha do autor e sua parceira em diversos projetos. Um assunto relevante, na constelação de temas relacionados à paridade de gênero, é abordado no artigo Homens que defendem a igualdade, que é sobre o papel dos homens nesse tabuleiro social.

O tema tem importância central, ainda mais quando um homem, Wagner Cinelli, se apresenta como um pensador e vocalizador dessas desigualdades, iluminando pontos, tantas vezes sutis, e convidando todas e todos ao debate e proposição de ações, com valorização às políticas públicas. A preocupação com políticas públicas, instigada pela sua formação na LSE, é fundamental para Cinelli, que tem repetido que a estrada para igualdade é longa, mas que nossos passos devem ser ininterruptos. Como também ele reitera, essa luta é social, a convocar cada um de nós.

Sobre o autor

Wagner Cinelli de Paula Freitas é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas da Emerj. Mestre em Criminal Justice Policy pela LSE (Reino Unido). Graduado em Direito (UFRJ) e em Ciências Sociais (Uerj).

-----

Ganhadores:

  • Joseval Rodrigues Moreira, de Taguatinga/DF;
  • Fernanda R S Semezi, de São Sebastiao do Paraíso/MG;
  • Washington Luiz da Rocha, do RJ;
  • Jailson Barbosa de Souza, de Rio Branco/AC;
  • Vanessa Moliani da Rocha, de Osasco/SP;
  • Marcelo Cury, de Bauru/SP;
  • Stephanie A. M. Ianovali, de Jundiaí/SP;
  • Talita Brito dos Santos, de Brasília/DF;
  • Leandro Santiago Lisboa, de Castanhal/PA;
  • Marta Voltas Martinez Carrera, de SP; e
  • Jordana Medeiros de Oliveira, de Janaúba/MG.