Sílvia Piva vê desafios tributários envolvendo influencers digitais
Para a advogada, é preciso alinhar o crescimento desse setor da economia com a tributação dos conteúdos monetizados.
Da Redação
sexta-feira, 5 de maio de 2023
Atualizado às 10:46
Presente durante o II Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT - Instituto de Aplicação do Tributo, em Trancoso/BA, a advogada Sílvia Piva concedeu entrevista à TV Migalhas e se posicionou sobre a importância e os desafios tributários envolvendo influenciadores digitais.
De acordo com Sílvia, o setor de "creator economy" - economia gerada a partir da criação de conteúdo - é algo crescente e impulsionado pela geração Z, concentrando só no Brasil 500 mil influenciadores digitais.
"É preciso olhar para esse fenômeno de uma maneira importante. (.) Já temos exemplos bem-sucedidos de pessoas que hoje já compreenderam essa nova dinâmica do empreendedorismo."
Entretanto, a advogada reiterou que essas novidades trazem desafios tributários, visto a complexidade das leis e a mistura dessas atividades com vários tipos de incidência, como o Imposto de Renda.
"Esses influenciadores começam pequenos, mas isso se avoluma, como é o caso do Casemiro, que hoje tem uma pessoa jurídica bastante pujante, com muito potencial econômico."
Silvia lembra ainda, que a creator economy não é feita apenas de grandes influenciadores, mas também da classe de baixa renda que busca nas redes novas oportunidades de renda, além de um espaço de trabalho diferente do tradicional. Para ela, o obstáculo vai ser alinhar o crescimento dessa economia com como a tributação dos conteúdos monetizados.
"Essa economia vai ser grande o suficiente para dominar muitos aspectos do mercado. (.) São bilhões de dólares movimentados."
Assista a entrevista:
O evento
Nos dias 3, 4 e 5 de maio, acontece o II Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT - Instituto de Aplicação do Tributo, em Trancoso/BA. O evento terá como mote a tributação na sociedade em rede e reunirá profissionais que atuam com o Direito Tributário em todo o país e no exterior, com o objetivo de trocar experiências e promover o debate entre participantes da iniciativa privada e do poder público.