Senador Kajuru se desculpa após acusar Gilmar de vender sentenças
A retratação pública ocorreu durante sessão do Senado.
Da Redação
segunda-feira, 24 de abril de 2023
Atualizado às 18:39
"Eu não tenho compromisso com o erro, quando eu erro eu volto atrás", disse o senador Jorge Kajuru ao se desculpar publicamente durante sessão do Senado com o ministro Gilmar Mendes do STF. O parlamentar, em 2019, havia acusado o ministro de vender sentenças.
As informação são do jornal Folha de S.Paulo.
Assista ao vídeo:
Em documento encaminhado ao ministro do Supremo, Kajuru pede "desculpas sinceras, em nome da minha falecida mãe, dona Zezé, e de Deus". Escreveu, ainda, que reconhece o exagero das acusações que passou da "primeira página quando fez duras e indevidas críticas ao vosso comportamento durante a trajetória como ministro do STF".
No mais, no pedido de desculpas, o político diz que quando disparou as ofensas contra S. Exa., estava vivendo o "o pior momento da depressão" em sua vida e "fazia duas sessões de psicanálise por semana".
Relembre
No programa "Os pingos nos is", da rádio Jovem Pan, o senador teria afirmado que as palestras de Gilmar Mendes seriam "venda de sentença" e que o ministro "é de quinta categoria". O parlamentar teria se manifestado da seguinte forma:
"Patrocinar palestra jurídica... sabe qual o valor que dá de 2014 até 2019, são 25 pagamentos, o total é de 9 milhões e setecentos mil reais. Ou seja, quais 10 milhões de reais de Goiás. [...]
Isso é venda de sentença, isso é para liberar, para não botar na cadeia gente safada, canalha, da qualidade Aécio Neves, do ex-Governador do Mato Grosso Sinval, porque esses dois têm gravação, esses dois é batom na cueca, cem a gravação deles conversando com o Gilmar Mendes, outros não tem gravação, mas tem essas provas[...]
Precisa de mais gente... até porque o Gilmar Mendes não é o único, não tem ninguém lá pior do que ele né, ele é de quinta categoria, ele é realmente assim de você chegar e colocar... colocar de pé, tipo assim, para mostrar quem que roubou, quem que foi mais canalha, você faz uma fila, é claro que o primeiro nome é o dele, vai ser o mais citado, o mais comentado [ ... ]."
Em outra ocasião, em 2019, o senador Kajuru publicou em seu canal no YouTube um vídeo em que aparece chamando o ministro Gilmar Mendes de "bandido", "corrupto" e "canalha". O parlamentar também questionava acerca do patrimônio do ministro e afirmava que Gilmar Mendes será o primeiro convocado pela CPI do Judiciário. Assista ao vídeo.