Em parceria com a CAMES, plataforma Modria chega ao Brasil
A plataforma é utilizada para a resolução de conflitos online (Online Dispute Resolution - ODR).
Da Redação
quarta-feira, 26 de abril de 2023
Atualizado em 5 de maio de 2023 18:07
Criada pela Tyler Technologies, a plataforma Modria chegou ao Brasil em uma parceria com a CAMES, e atualmente está auxiliando Procons para atendimentos mais eficientes. A Modria é uma plataforma utilizada para a resolução de conflitos online (Online Dispute Resolution - ODR).
A platadorma é capaz de processar um grande volume de disputas simultaneamente e aceita todos os tipos de casos, desde variados conflitos de consumo a casos complexos de execução fiscal e direito de família. Ela acelera o tempo decorrido até a decisão final por meio de um processo simples e direto que:
- Diagnostica o problema por meio da tecnologia
- Possibilita a negociação online entre as partes
- Dá acesso a um mediador, se necessário
- Encaminha o caso para avaliação do resultado
De acordo com a CAMES, tal parceria vem obtendo sucesso, e um exemplo deste sucesso é o projeto implementado no Procon/RS, para que o órgão pudesse passar a tratar os conflitos vividos pelos consumidores de maneira mais ágil, prática e com geração de resultados efetivos para todos: consumidores, empresas e órgão.
O projeto está prestes a completar 1 ano de funcionamento e os resultados são bastante expressivos para todos os participantes:
- O Procon RS demorava cerca de 10 dias para fazer o filtro das reclamações que o órgão pode receber (que são de sua competência). Com o Modria este prazo passou para 2 dias, havendo uma redução de 80% do tempo gasto;Cerca de 70% das demandas não podem ser recebidas, porque envolvem pedidos de indenização, dano moral ou são de competência de alguns Procons municipais. Ou seja, 70% das reclamações são analisadas em um tempo 80% menor;
- A taxa média de atendimento das empresas é de quase 95%, evidenciando uma participação quase total, pois há casos que, por política interna, as empresas decidem não participar;
- Mais de 88% das reclamações abertas na plataforma já são resolvidas na fase de negociação, sem necessidade de ir para a segunda fase da intermediação, dado que comprovou a tendência internacional do Modria de já resolver quase 90% dos casos em negociação;
- O órgão não precisou dedicar novo espaço físico para atendimentos, pois são feitos de forma online.
- O número de servidores não precisou aumentar devido à implementação do sistema.
De acordo com a CAMES, o sistema Modria é único, pois se trata de uma plataforma capaz de oferecer todos os métodos de resolução extrajudicial mais utilizados em um único local.
Confira aqui mais informações sobre a plataforma.