MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Conexão entre demandas não possibilita reunião no mesmo juízo
Modificação de competência

STJ: Conexão entre demandas não possibilita reunião no mesmo juízo

Segundo a 3ª turma, a suposta existência de conexão ou prejudicialidade externa não implica a modificação da competência absoluta.

Da Redação

terça-feira, 21 de março de 2023

Atualizado às 18:14

Para a 3ª turma do STJ, a suposta existência de conexão, continência ou prejudicialidade externa entre demandas não implica a modificação da competência absoluta, impossibilitando a reunião de processos no mesmo juízo sob esse fundamento.

O colegiado analisou, no caso, se é possível, em razão de conexão ou de prejudicialidade externa, a reunião de ação possessória e de tutela provisória cautelar de caráter antecedente em matéria societária em Juízo diverso do foro da situação do bem imóvel.

O ministro Marco Bellizze, relator, salientou que a norma modificadora de competência aplica-se exclusivamente às hipóteses de competência relativa.

Assim, para o ministro, a suposta existência de conexão, continência ou prejudicialidade externa entre demandas não implica a modificação da competência absoluta, impossibilitando a reunião de processos no mesmo juízo sob esse fundamento.

Diante disso, conheceu e proveu o recurso. A decisão foi unânime.

 (Imagem: CNJ)

Conexão entre demandas não implica modificação de competência, decide STJ.(Imagem: CNJ)