Nelson Wilians Advogados reúne escritórios de 15 países
Matriz do escritório, em SP, foi sede do encontro anual da Alianza Legal Latino-americana (ALL).
Da Redação
segunda-feira, 20 de março de 2023
Atualizado às 17:57
Na última sexta-feira, 17/3, o escritório Nelson Wilians Advogados recebeu em sua matriz, em SP, representantes de 15 países para o encontro anual da Alianza Legal Latino-americana (ALL). Prestes a completar um lustro de existência, a ALL é uma aliança internacional de escritórios de advocacia que primam pelo atendimento ético e de qualidade, com caráter multidisciplinar e vocacionados para a prestação de serviços corporativos. Estavam presentes, entre eles, sócios de bancas da Espanha, Portugal, Chile, México, Estados Unidos, entre outros.
Presidente da ALL, o peruano Rafael Torres explica que a união das oficinas jurídicas tem como objetivo ampliar o intercâmbio de oportunidades, auxiliar mutuamente a troca de experiências e promover novos negócios. "Ninguém melhor para explicar as particularidades da Justiça de cada país do que um escritório que conhece a política local". Ele ressalta, por exemplo, que no Peru, qualquer litígio que envolva a Administração Pública, por lei, deve ser dirimido por Arbitragem.
Marcel Daltro, sócio do NWADV, acrescenta: "Todos os escritórios que fazem parte da ALL têm perfil semelhante entre si, posicionamento de mercado e perfis de clientes muito parecidos".
Ainda no que tange o uso de métodos alternativos de resolução de conflitos, Benjamin Ponce, do México, chama atenção para o uso da conciliação e mediação na justiça local.
Entre as pautas levantadas no encontro, ficou latente o interesse dos membros para o desenvolvimento de novas tecnologias e das áreas destinadas ao Direito Digital e Proteção de Dados. O tema ainda não está regulamentedo em todos os países membros e a troca de experiências permite que as bancas estejam na vanguarda quando o assunto for legislado em seu país de origem. Desta forma, as bancas enxergam a prática como a de maior perspectiva para crescimento.
A questão da diversidade e da presença feminina também foi levantada. Entre os representantes da reunião, somente duas eram mulheres (Estados Unidos e Equador). Sobre o tema, os escritórios explicaram que a realidade está mudando, com mais mulheres cursando Direito. Sócia de CCB ABOGADOS, Daniela Cevallos Casals, contou que no Equador o governo publicou uma lei de incentivo fiscal às empresas que mantém mulheres em sua equipe.
Além do Nelson Wilians Advogados, fazem parte da ALL os escritórios: Lagos Maclean Abogados (Chile), Torres y Torres Lara (Peru), Perez del Castillo (Uruguai), IHL (Panamá), EJASO ETL Global (Espanha), CRS Advogados (Portugal), Brick Abogados (Colômbia), Cevallos, Casals Balseca & Bilbao Abogados (Equador), Tavares & Tavares (México), Harper Meyer LPP (EUA), Carnelluti Law Firm (Itália), Lazo de La Vega (Bolívia) e Lex Artis Legal Studio (El Salvador). A expectativa é que até o fim do ano, novos escritórios adiram à associação.