Migalhas chega ao Informativo nº 5.555
Para comemorar, relembramos os Migalhas nº 1.111, 2.222, 3.333 e 4.444.
Da Redação
terça-feira, 7 de março de 2023
Atualizado às 14:18
Números iguais, assim como redondos, são significativos, pois - além da numerologia - são etapas alcançadas. É isso que conquistamos hoje, 7 de março de 2023, no informativo Migalhas 5.555.
Em 21 de fevereiro de 2005, iniciamos a edição nº 1.111 com uma "fabulosa história" dos idos de 1865, em que Visconde de Taunay descreveu a cidade de Rio Verde, em Goiás, como "pomposamente adornada com o qualificativo de vila, a que acrescentavam, no sertão, o prosaico apelido de Abóboras".
Usávamos a história, como sempre tentamos fazer, para noticiar algo atual. Quer dizer, atual naquele momento. Com efeito, contávamos que, num evento naquela cidade, o então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (alguém ainda se lembra desse triste episódio?), dizia que o governo tinha de reconhecer o valor do PP e dar ao partido um bom ministério. Ele também atacou o então presidente do PT, José Genuíno, pedindo sua destituição do cargo.
Em nove do nove de dois mil e nove, circulamos o Migalhas dois mil, duzentos e vinte e dois. Para quem gosta de números, era um prato cheio.
Naquele dia, um juiz goiano concedeu liminar autorizando interrupção de gravidez de feto anencéfalo. Foi só em 2012, anos depois, que o STF veio a reconhecer o direito ao aborto nestes casos. O então advogado: Luís Roberto Barroso.
Em 24 de março de 2014, a edição citou a simbologia do número 3, representada até mesmo na base da democracia, pelos três Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo.
Naquele dia, a Justiça Federal deferia liminar reconhecendo nexo causal entre construção de barragens no rio Madeira e a cheia histórica na região.
Em 19 de setembro de 2018, trazíamos um mapa eleitoral mostrado pelas pesquisas.
Ademais, uma série de notícias povoava aquela edição.
Na edição de hoje, abordamos o cálculo das "sobras eleitorais", questionado no STF. A depender da decisão, o efeito será uma mudança substancial na Casa dos representantes do povo. A conferir.
Diante dos mistérios sobre as simbologias desta edição, achamos por bem perguntar ao ChatGPT o que podem significar estes tantos cincos.
ChatGPT: Aqui estão 5 significados diferentes para o número 5:
1. Na matemática, o número 5 é um número primo e um número ímpar.
2. Na numerologia, o número 5 é frequentemente associado à mudança, à liberdade e à aventura.
3. Na religião cristã, o número 5 representa a graça divina e a redenção.
4. Na cultura popular, o número 5 é frequentemente associado aos cinco dedos da mão e aos cinco sentidos humanos.
5. Na música, a escala musical ocidental é composta por cinco notas: dó, ré, mi, fá e sol.