Há um século, Rui Barbosa bradava por igualdade salarial entre gêneros
Em campanha presidencial de 1919, o jurista asseverou: "a igual trabalho, salário igual".
Da Redação
terça-feira, 7 de março de 2023
Atualizado às 11:27
Mais de cem anos atrás, Rui Barbosa já falava em direitos sociais, tema inovador para a época. Em campanha presidencial de 1919, Rui citou a situação das mulheres no trabalho: ganhavam menos do que os homens, embora ocupando idênticos cargos.
Às vésperas do 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, Migalhas recorda o texto do jurista, que mostra não só a atualidade do Conselheiro, como prova que as dificuldades das mulheres são seculares.
Paridade salarial
"Toda a vez que a indústria emprega, indistintamente, parelhamente, identicamente, nos mesmos trabalhos o homem e a mulher, sujeitando os dois à mesma tarefa, ao mesmo horário, ao mesmo regime, não há por onde coonestar a crassa absurdeza de no tocante ao salário, se colocar a mulher abaixo do homem. Nada tem que ver o sexo. A igual trabalho, salário igual."
Um século depois, em outubro de 2022, o atual presidente da República, Lula, trouxe o mesmo tema em seu primeiro discurso após a vitória nas urnas.
"É preciso fortalecer as políticas de combate à violência contra as mulheres, e garantir que elas ganhem o mesmo salário que os homens no exercício de igual função."
Como se vê, não é fácil ser mulher. E há muito tempo.