MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra Delaíde: "Mulheres ainda ganham 30% menos no setor privado"
8 de março - Dia Internacional da Mulher

Ministra Delaíde: "Mulheres ainda ganham 30% menos no setor privado"

Ao Migalhas, a ministra destacou entidades como a OAB, que nunca foi dirigida por uma mulher, e a própria Justiça do Trabalho, que teve sua primeira presidente recentemente.

Da Redação

terça-feira, 7 de março de 2023

Atualizado às 09:38

Embora a CF, a OIT e a ONU assegurem trabalhistas iguais para as mulheres, na prática, esse espaço ainda não foi conquistado. É isso o que destaca a ministra Delaíde Miranda Arantes, do TST.

Em entrevista à TV Migalhas, a ministra destacou a disparidade salarial entre gêneros: "as mulheres CEO ainda ganham 50% menos do que os homens; as mulheres, de modo geral, no setor privado, ainda ganham 30% menos".

No setor público, destaca Delaíde, as mulheres, com esforço próprio, hoje são maioria na admissão por concurso. Mas, em função de poder, representam apenas 17%.

"Ainda é uma luta contra a cultura do machismo, da hegemonia masculina, e é isso que nós temos que vencer."

Por fim, a ministra cita a OAB Federal, que, sendo uma das maiores entidades da sociedade civil, nunca teve mulheres na presidência, e a própria Justiça do Trabalho que, com 80 anos, teve recentemente sua primeira presidente, a ministra Maria Cristina Peduzzi.

"É um caminho que estamos percorrendo, uma luta nossa. Mas ainda tem um caminho longo a percorrer."

Assista:

Disparidade salarial

De fato, a luta apontada pela ministra é secular. Mais de cem anos atrás, na campanha presidencial de 1919, Rui Barbosa tratou dos direitos sociais, o que era um tema inovador para a época. Entre eles, ele citou que as mulheres ganhavam menos que os homens, embora trabalhando em idênticos cargos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP