Centenário de morte: Migalhas lança obras em homenagem a Rui Barbosa
Para o lançamento dos três livros, será realizado coquetel em Brasília nesta quarta-feira, 1º de março.
Da Redação
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
Atualizado às 10:53
Nesta quarta-feira, 1º de março de 2023, completam-se cem anos desde o falecimento de Rui Barbosa.
O centenário de morte do eterno jurista será marcado por uma série de homenagens. Entre elas, o lançamento de três obras: "Migalhas de Rui Barbosa", volumes I e II, e "Ruy Barbosa - O Advogado da Federação e da República", todas pela Editora Migalhas.
Para o lançamento, serão realizados, em Brasília, dois eventos.
Às 10h, o Senado Federal realiza uma sessão solene em homenagem ao antigo senador, patrono daquela Casa parlamentar.
Na oportunidade, os membros da Mesa receberão um box com os dois volumes de Migalhas de Rui Barbosa, que reúnem mais de 1.500 aforismos buscados na extensa obra do jurista.
Às 19h, Migalhas realiza um coquetel para o lançamento oficial dos três livros.
Migalhas: Quem foi Rui Barbosa?
ChatGPT: Rui Barbosa (1849-1923) foi um importante jurista, escritor, político e diplomata brasileiro. Ele é conhecido por sua atuação na defesa da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos, além de ter sido um dos principais autores da Constituição brasileira de 1891.
Barbosa também se destacou como um dos principais líderes do movimento abolicionista brasileiro, lutando pelo fim da escravidão no país. Além disso, ele foi um grande crítico do imperialismo e da política externa brasileira no final do século XIX e início do século XX.
Rui Barbosa é considerado um dos maiores intelectuais brasileiros e sua obra literária e jurídica é amplamente reconhecida e estudada até hoje. Ele foi um defensor da justiça e da igualdade social, e sua influência é sentida em diversas áreas do pensamento brasileiro, incluindo o direito, a política, a literatura e a cultura em geral.