Rui ou Ruy Barbosa? No centenário de morte, entenda a polêmica do nome
A polêmica tem a ver com a reforma ortográfica de 1943, que excluiu o Y do abecedário.
Da Redação
quarta-feira, 1 de março de 2023
Atualizado às 11:34
Na semana do centenário de morte do jurista e jornalista Rui Barbosa, segue viva a polêmica acerca da grafia de seu nome.
Enquanto muitos escrevem Rui com I - inclusive a Fundação Casa de Rui Barbosa -, é possível encontrar em vários lugares o nome escrito com Y.
Afinal, Rui Barbosa é com I ou com Y?
De pronto adiantamos que, se o que vale é a certidão de nascimento, quando registrado, Ruy Barbosa recebeu um Y.
Mas a polêmica deriva da ideia de que, em tese, os nomes próprios deveriam sujeitar-se às regras normais de ortografia e acentuação, assim como qualquer outra palavra da língua.
Sobre o tema, ouvimos o professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira (conhecido pelo quadro televisivo "Soletrando").
Ele explica que a polêmica envolvendo a grafia do nome "Rui" - não só o Barbosa - tem a ver com as reformas ortográficas de 1943 (Formulário Ortográfico) e de 2009 (Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa).
Afinal, como se soletra RUI, professor?
Sérgio Nogueira explica que, em 1943, as letras K, Y e W foram excluídas do abecedário da língua portuguesa oficial. A explicação é que seriam de origem grega, e não latina.
"Até 40, essas letras apareciam de forma constante, principalmente em nomes próprios. Thiago e Matheus com H, Luiz com Z, Ruy com Y. Depois da publicação, tudo isso acabou."
Foi provavelmente nesta época, década de 40, que a grafia do Rui, que na sua origem era com Y, passou a ser com I. "De lá para cá, fica essa polemica. Uns põem o 'i', outros respeitam a certidão."
Em meio a essa discussão, quando criada, em 1966, a Fundação Casa de Rui Barbosa - instituição pública ligada à secretaria de Cultura - adotou o i para Rui, assim como o museu e a biblioteca que levam o nome do jurista.
Mas, em 2009, com nova reforma ortográfica, as letras voltaram a fazer parte do alfabeto. Elas foram reincorporadas justamente em respeito ao uso, explica o professor.
E Nogueira destaca que a polêmica não envolve apenas da reforma ortográfica: no Brasil, sempre houve total liberdade com relação ao registro de nomes, tanto de pessoas como de empresas, projetos, nomes próprios em geral.
Diferentemente acontecia em Portugal, ele explica, onde havia maior rigor na hora do registro, os nomes deveriam ter origem portuguesa, eram proibidos os nomes estrangeiros e havia orientação acerca da grafia.
A verdade é que a polêmica acerca do nome não terá fim. Escrito com "i" ou com "y", para o professor este é só um "detalhezinho", que não vai fazer de Rui - ou Ruy - mais ou menos importante.
Migalhas: Rui Barbosa se escreve com I ou com Y?
ChatGPT: O nome correto do jurista e escritor brasileiro é Ruy Barbosa, com "y". Ele nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849 e é considerado um dos maiores juristas do Brasil. Ruy Barbosa foi responsável por diversas contribuições na área do Direito, tendo sido um dos autores da primeira Constituição republicana do Brasil, promulgada em 1891. Ele também teve importante atuação na defesa dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da democracia, sendo considerado um dos maiores defensores desses valores em toda a história do país.