Jubileu de platina: Apamagis completa 70 anos
Maior entidade regional de magistrados da América Latina tem motivos de sobra para celebrar.
Da Redação
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
Atualizado às 13:09
A APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados acaba de completar 70 anos. A efeméride, comemorada em 19 de fevereiro, é motivo de celebração, não só para magistrados, mas para toda a sociedade. São sete décadas de atuação incansável em defesa do Estado Democrático de Direito e da atuação do Judiciário.
Trata-se da maior associação regional de magistrados da América Latina, que conta atualmente com mais de 3 mil filiados.
"A gente tem uma história sólida, da qual pode se orgulhar", destacou a presidente da Associação, Vanessa Mateus.
Um pouco de história
Quando 29 magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo, liderados pelos juízes Manoel Thomaz Carvalhal, Arlindo Pereira e Pedro Barbosa Pereira, reuniram-se, em 19 de fevereiro de 1953, não poderiam vislumbrar a dimensão da contribuição que dariam à magistratura paulista.
O estopim de seu nascimento teria sido um momento triste: o falecimento de um magistrado do TJ/SP mostrou a necessidade de organização dos juízes. Com dificuldade de comunicar a família, o grupo se mobilizou para custear o sepultamento. A partir de então, as reuniões tornaram-se frequentes.
Em matéria especial dos 40 anos de existência da entidade, um dos fundadores, o desembargador Pedro Barbosa, contou que as reuniões aconteciam na Praça do Patriarca, em meio ao movimento dos bondes e ao burburinho das pessoas que iam e vinham nos seus afazeres diários. Também aconteciam encontros mais formais nas dependências do palácio da Justiça. O objetivo do grupo era criar uma entidade assistencial aos juízes que enfrentassem alguma dificuldade.
Ao longo de sua história, a Associação desempenhou papel fundamental na história brasileira.
Esteve presente nas reivindicações por melhores condições de trabalho para juízes e desembargadores. Auxiliou na elaboração da Constituição de 88, participando ativamente dos debates na Assembleia Constituinte, e transformou-se em braço político da magistratura paulista.
Nos últimos anos, a Apamagis aderiu, ainda, a causas prementes, como o combate à violência contra a mulher.
Celebração
Para a presidente, Vanessa Mateus, a data deve ser celebrada, mas servir também como reflexão.
"Os 70 anos têm que servir tanto para comemorar os feitos da Apamagis, essa consolidação como um braço político da magistratura, mas também para repensar os caminhos: o associativismo que a gente pratica, que a gente quer para o futuro, o nosso papel nesse cenário político nacional em que o Judiciário tem um protagonismo tão importante em assegurar a democracia, eleições e Estado Democrático de Direito."
A presidente não economizou nos elogios à magistratura paulista: "altiva, discreta, madura, produtiva, serena, e que enfrentou a pandemia com galhardia, altivez, produtividade, batendo recordes, estando ali quando a população mais precisou, cuidando das causas mais importantes". "Tenho orgulho imenso em pertencer", finalizou.
Em comemoração aos 70 anos, será realizada, no início do mês de março, solenidade no Tribunal de Justiça de SP.