MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prazo prescricional de honorário de assistente técnico é de cinco anos
STJ

Prazo prescricional de honorário de assistente técnico é de cinco anos

Para 3ª turma, em caso de honorários do assistente técnico, e não do perito, tem-se como base legal o art. 206, § 5º, inciso II, do CC/02.

Da Redação

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Atualizado às 20:43

A 3ª turma do STJ fixou que o prazo prescricional para a cobrança de honorários por assistente técnico é de cinco anos. Segundo o colegiado, no caso de honorários do assistente técnico, e não do perito, tem-se como base legal o art. 206, § 5º, inciso II, do CC/02.

Discute prazo prescricional para a cobrança de honorários por assistente técnico. Na ação, casal recorre de decisão que não reconheceu a prescrição de ação de cobrança ajuizada por profissional contratado por eles para atuar como assistente técnico do perito judicial.

O TJ/MT entendeu não caber a aplicação do prazo prescricional anual para a cobrança dos honorários do assistente técnico com base no art. 206, § 1º, inciso III, do Código Civil, pois o dispositivo disciplina o prazo prescricional para a cobrança de valores decorrentes do exercício de funções públicas, caso do perito, que é um profissional nomeado pelo juiz.

Segundo o tribunal, no caso do assistente técnico, sua intervenção nos autos tem natureza diversa, via contrato celebrado com a parte interessada o que diferencia também o prazo prescricional.

 (Imagem: Pixabay)

STJ: É de cinco anos prazo prescricional para cobrança de honorários de assistente técnico.(Imagem: Pixabay)

A relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que o caso trata de honorários do assistente técnico, e não do perito, tendo-se como base legal o art. 206, § 5º, inciso II, do CC/02.

A norma dispõe:

"Prescreve em cinco anos a pretensão dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorários, contado o prazo da conclusão dos serviços, da cessação dos respectivos contratos ou mandato."

Assim, negou provimento ao recurso especial.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS