MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Primeiro projeto de Moro é contra procuradoria de defesa da democracia
PDL

Primeiro projeto de Moro é contra procuradoria de defesa da democracia

Senador quer sustar os efeitos de decreto do governo que institui a procuradoria nacional da União de defesa da democracia, na estrutura organizacional da AGU.

Da Redação

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Atualizado às 19:46

O senador Sergio Moro apresentou seu primeiro projeto ao Senado. O PDL 28/23 visa sustar os efeitos dos dispositivos do decreto 11.328/23, que instituem a procuradoria nacional da união de defesa da democracia, na estrutura organizacional da AGU.

Na justificativa do projeto, a criação do órgão, "a pretexto de promover o enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas, pode servir de fundamento para a instrumentalização da censura política daqueles que fizerem oposição ao governo".

 (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Projeto de Moro quer cancelar procuradoria nacional de defesa da democracia.(Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Para Moro, somente a lei pode restringir o exercício da liberdade de expressão, "como fez o legislador, por exemplo, ao criminalizar a calúnia, a difamação e a ameaça".

"O presidente da República extrapolou do seu poder regulamentar ao dispor sobre tema de grande complexidade, como fake news, por meio do referido Decreto. Afinal, o ordenamento jurídico pátrio assegura a livre manifestação do pensamento e veda qualquer censura de natureza política, ideológica e artística."

Moro alega ainda que o vocábulo "desinformação" possui um "conceito bastante volúvel e contornável ideologicamente".

"Logo, deve haver uma discussão mais ampla sobre o assunto, que não pode ficar restrita às diretrizes do Poder Executivo, especificamente por meio da tutela da AGU. A luta contra a disseminação das fake news não pode ser feita ao arrepio da legalidade e à margem do Parlamento. Cabe somente ao Congresso, após a necessária deliberação, definir conceitos como 'desinformação' utilizada no decreto executivo cuja suspensão se pretende."

Assim, requereu a aprovação do projeto para sustar os efeitos do decreto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...