MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Temas atuais do Direito patrimonial de família são mote de seminário
Evento Migalhas

Temas atuais do Direito patrimonial de família são mote de seminário

O concorrido evento foi estruturado em três painéis: "Planejamento familiar e sucessório", "Contratos, Direito de Família e Sucessões" e "Direito Patrimonial de Família na jurisprudência: alimentos e bem de família".

Da Redação

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Atualizado às 14:33

Migalhas realizou hoje o concorrido seminário online "Direito patrimonial de família - temas atuais".  Coordenado pelo Professor e migalheiro Flávio Tartuce, presidente do IBDCONT, o evento foi estruturado em três painéis: "Planejamento familiar e sucessório", "Contratos, Direito de Família e Sucessões" e "Direito Patrimonial de Família na jurisprudência: alimentos e bem de família".

Ao iniciar os trabalhos, a professora Débora Brandão falou das questões polêmicas sobre o regime de bens, trazendo para a discussão investimento X previdência, seja ela social ou privada.

Em seu entendimento, o montepio não pode ser tratado como investimento e sim um direito social, já que ele é constituído para complementação. "Se nós continuarmos entendendo que previdência privada é um investimento que vai ser dividido, nós estamos retirando da população aquilo que ela planejou patrimonialmente para o final da sua vida. A manutenção do seu mínimo existencial."

No mesmo painel, José Fernando Simão abordou os "Limites para o planejamento sucessório", tratando da constituição das holdings patrimoniais.  Em sua visão são três eixos centrais de atenção: planejamento de pacto sucessório por herança de pacto antenupcial; doação de todo patrimônio e separação convencional de bens.

No segundo painel, Angelica Carlini tratou do "Contrato de seguro, Família e Sucessões". Em suas palavras "o seguro de vida não está nem aí para a família ou os sucessores". Ao fazer a afirmativa ela explicou que para a seguradora a apólice nada mais é do que um instrumento de organização da vida econômica do contratante. Por isso é importante que se tenha racionalidade na hora da contratação. "O seguro deve servir para custear as despesas de familiares e de dependentes do falecido, ou daquele que ele nomear como beneficiário. Serve como um mecanismo para a imediata obtenção de recursos econômicos que poderão ser utilizados na transferência do patrimônio."

Ainda no mesmo painel, Maurício Bunazar falou da "Contratualização do Direito de Família".

Para encerrar o evento com chave de ouro, o último painel trouxe Fernanda Tartuce e Flávio Tartuce apresentando casos práticos nos âmbitos de execução de alimentos e bem de Família na atual jurisprudência superior. Os professores citaram julgados recentes, teses e acórdãos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS