Ministro ordena prisão de ex-comandante da Polícia Militar do DF
O militar era o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal no dia dos ataques que destruíram e depredaram os prédios do Congresso e do STF.
Da Redação
terça-feira, 10 de janeiro de 2023
Atualizado às 17:45
Nesta segunda-feira, 10, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF Fabio Augusto Vieira. Ele era responsável pelo comando da corporação no último domingo, quando apoiadores radicais de Bolsonaro destruíram e depredaram as sedes dos três Poderes.
O militar já havia sido afastado na segunda-feira, 9, pelo interventor Ricardo Cappelli.
Quem é?
Fábio Augusto tem 47 anos, sendo 30 na Polícia Militar. Foi aprovado no concurso da instituição aos 17 anos e ingressou como cadete e fez carreira até chegar ao posto de coronel.
Foi comandante do Regimento de Polícia Montada, do Segundo Comando de Policiamento Regional Sul e do Primeiro Comando de Policiamento Regional. É o segundo oficial da Turma Benjamin Constant a assumir o cargo de comandante-geral.
Anteriormente, o coronel exercia o cargo de subsecretário da Subsecretaria de Operações Integradas da Secretaria Executiva de Segurança Pública (SSP-DF). A pasta é responsável por planejar, integrar, coordenar, executar e avaliar as atividades de segurança pública, implementando normas e diretrizes específicas para orientar o emprego operacional em determinadas ações.