Após ataques aos Poderes, Direito da USP realiza ato pela democracia
Em discurso, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirmou que "não há nem haverá anistia".
Da Redação
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
Atualizado às 18:52
Nesta segunda-feira, a faculdade de Direito da USP realizou ato em defesa da democracia após apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro destruírem as sedes dos três Poderes, em Brasília/DF.
Convocado pela reitoria da faculdade, a manifestação foi realizada no salão nobre da faculdade e reuniu grandes personalidades do meio jurídico. Estudantes da USP também estavam presentes e protestaram contra os atos antidemocráticos.
Assista:
Em discurso, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirmou que não há e nem haverá anistia. "Estamos aqui para defender o Estado democrático de Direito. Expressar nosso repúdio aos atos de terrorismo que vimos ontem na capital federal do nosso país. A depredação da sede dos três poderes da nossa República só serviu para cobrir a nossa pátria de vergonha", disse.
Na ocasião, também discursou a presidente da OAB/SP, Patrícia Vanzolini. A advogada parabenizou a rápida iniciativa da universidade pela defesa da democracia e destacou que medidas devem ser tomadas em situações extremas como esta. "Não medidas antidemocráticas, mas sim medidas firmes", asseverou.
"Parabenizo e cumprimento a iniciativa tão rápida e necessária, que mostra que na hora de defender e nossa democracia a gente sai da cama e vai para a luta."