Golpistas são transferidos para Papuda e Penitenciária Feminina do DF
Autorização é da juíza Leila Cury, da vara de Execuções Penais do DF.
Da Redação
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
Atualizado às 09:35
Com a autorização da juíza Leila Cury, da vara de Execuções Penais, os golpistas presos após os ataques às sedes dos três Poderes, em Brasília, já começaram a ser transferidos para o Complexo Penitenciário da Papuda e para a Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia.
Segundo informações da Polícia Civil, ao menos 300 pessoas foram presas em decorrência dos ataques de ontem.
Na decisão, Leila Cury afirmou que normalmente os presos permanecem provisoriamente na carceragem da Polícia Civil, mas ressaltou:
"Por se tratar de casa de passagem com baixo número de vagas, em razão de se localizar próximo à região central e bastante habitada do Distrito Federal, bem como para se evitar concentração de pessoas e mais tumulto que viole a paz pública Distrital, tenho que as transferências devem ser imediatamente realizadas."
Entenda
Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com o resultado das eleições invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF. A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.
Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o STF, onde quebraram vidros e móveis.