MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher que chamou conhecida de "macaca velha" tem pena mantida
Injúria racial

Mulher que chamou conhecida de "macaca velha" tem pena mantida

Acusada manteve xingamentos na presença de policiais.

Da Redação

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Atualizado em 27 de dezembro de 2022 09:45

A 5ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP confirmou a condenação de mulher por injúria racial cometida contra conhecida. A pena foi fixada em um ano e dois meses de serviços à comunidade e prestação pecuniária, conforme o decidido pelo juiz de Direito Sérgio Augusto de Freitas Jorge, da 2ª vara Criminal de Araraquara.

Consta nos autos que a acusada encontrou a vítima, que era sua conhecida e com quem já havia se desentendido em outra ocasião, e passou a proferir ofensas raciais em via pública. Ainda segundo os autos, a ré manteve os xingamentos mesmo na presença da Polícia Militar, acionada pela ofendida.

Em juízo, a acusada alegou que não utilizou a expressão "macaca velha" com conotação racista - argumentação não acolhida pela turma julgadora.

"Não é demais dizer que o delito de injúria racial trata-se de eficaz instrumento de combate a práticas discriminatórias e ofensivas à dignidade humana. E, no caso concreto, não houve apenas ofensas propaladas num contexto supostamente acalorado, como pretende fazer crer a apelante, pois a prova dos autos demonstra a vontade livre e consciente da acusada de ofender e menosprezar a vítima, em razão de sua cor e raça", pontuou o relator do recurso, desembargador Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho.

 (Imagem: Pixabay)

Condenação foi mantida pelo TJ/SP.(Imagem: Pixabay)

Acesse o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas