MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hospital indenizará viúva por extravio de aliança do marido
Valor material e sentimental

Hospital indenizará viúva por extravio de aliança do marido

Consta na inicial que a aliança foi depositada dentro de uma luva cirúrgica e depois desapareceu.

Da Redação

domingo, 18 de dezembro de 2022

Atualizado em 27 de dezembro de 2022 09:34

Uma senhora que perdeu o marido, internado em hospital público do norte de Santa Catarina, será indenizada em R$ 8 mil por danos morais, após o extravio da aliança de matrimônio do casal e da entrega de uma prótese dentária que não pertencia ao falecido. A sentença foi prolatada na 3ª vara da Fazenda Pública e Juizado Especial da Fazenda Pública de Joinville/SC.

Consta na inicial que a aliança de ouro foi depositada no rol de pertences do paciente, dentro de uma luva cirúrgica, e depois desapareceu. Tal informação foi confirmada por funcionários do setor de internação de diferentes horários. Em defesa, o estabelecimento alegou que a responsabilidade por omissão é subjetiva e que não há prova de culpa ou dolo dos servidores do hospital no desaparecimento da aliança do paciente.

 (Imagem: Freepik)

A viúva será indenizada em R$ 8 mil por danos morais.(Imagem: Freepik)

Porém, em análise dos fatos apresentados, o juízo ressaltou que a atitude de "guardar" a aliança, um bem de reconhecido valor material e sentimental, dentro de uma luva hospitalar, dificulta/inviabiliza a visualização do conteúdo e possibilita sua eliminação sem qualquer cautela.

Outra circunstância não esclarecida e que indica descuido no manejo dos pertences de pacientes é que foi registrada e devolvida uma prótese dentária que, segundo a família, não pertencia ao falecido, ou seja, além do extravio da aliança de casamento, ainda houve a troca/mistura de pertences de pacientes internados.

Nesse cenário, a decisão aponta para o dever de indenizar a viúva pelos danos morais decorrentes da angústia e do sofrimento vividos pela perda de um objeto afetivamente significativo, por ocasião da partida de seu companheiro.

O número do processo não foi disponibilizado.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...