Manesco Mulher debate desafios do setor de rodovias e transporte
Evento reuniu sócias de Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, bem como empresárias, investidoras, reguladoras e outras profissionais do setor.
Da Redação
segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
Atualizado às 14:49
O Comitê Manesco Mulher, grupo de afinidade para promover equidade de gênero do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, realizou na manhã da última sexta-feira (2/12), o evento "Mulheres em rodovias e transporte coletivo sobre rodas".
A iniciativa tem como objetivos principais fortalecer redes femininas para enfrentamento dos desafios do setor de infraestrutura (o qual ainda é bastante masculino) e pensar soluções para ao futuro, especialmente no que tange a temas atuais como governança ambiental e social e mobilidade urbana.
Foram expostas e discutidas as trajetórias profissional, desafios e episódios que envolveram questões de gênero no dia a dia profissional.
Além de contar com a presença de sócias e advogadas sêniores do escritório, também estavam presentes Luana Godinho (ABCR), Niege Chaves (Mobi Brasil), Paola Faccini (ANTT) e Renata Dantas (IFC) e Roberta Dal Sasso (Systra).
"Encontros como esses são potentes, não só porque nos ajudam a referenciar tecnicamente as profissionais do setor com mais precisão, mas também porque criam vínculos pessoais por meio do compartilhamento de experiências", diz Moreno. "Para além do aprendizado, o encontro permitiu a aproximação com lideranças importantes para o enfrentamento dos desafios imensos de infraestrutura. É muito bacana ver o comitê construindo esse caminho e ultrapassando os muros do escritório", avalia Chiesa.
No depoimento de Luana Godinho, "no dia a dia, a gente negligencia algumas coisas e não conseguimos externalizar algumas questões que conseguimos colocar no dia de hoje; o bate-papo trouxe uma sensação de acolhimento". Para Paola Faccini, o encontro também é uma oportunidade para pensar em maneiras de ajudar e acolher mulheres em início de carreira, de forma a superar obstáculos que já foram vivenciados por outras.
Também foi destacada que está aberta, no site do Participa + Brasil, consulta pública para a minuta de projeto de Lei do Novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo. As contribuições serão recebidas até o dia 26.jan.2023.
O encontro também foi uma forma de implementar a semente de criação de um comitê de mulheres em diferentes instituições, que ainda não tem uma estrutura semelhante.